2006-05-19

Ah, é minha a culpa?

Agora querem me culpar. Porque nasci. Porque estudei. Porque trabalhei.

É minha a culpa?

Nasci quando começava o regime militar brasileiro. Como há de ser minha culpa?

Trabalhei, estudei, paguei impostos, empreguei. Deve ser minha a culpa de que milhões de miseráveis nascem todos os anos. Claro, deve ser minha a culpa. Não de quem os gera. Não.

Também ensinei. Ajudei o Brasil a melhorar ensinando, dando condições para que gente que não tinha nem pai nem berço pudesse progredir. Claro, há de ser minha a culpa.

É minha a culpa?

De que um cara perdeu um dedo no torno. E ficou furioso com um patrão que não era eu. Será dele a culpa? De quem é a culpa se ele não sabia usar o torno direito? Do patrão ou de sua própria burrice?

É minha a culpa?

De nenhum bandido ser preso? Do PT promover a maior roubalheira da história nacional? Nem votei neles (ufa... não preciso carregar esta culpa). De que queimem ônibus na rua. É minha a culpa? Não será de quem rouba e de quem queima? Não, isso são erros. Ninguém tem culpa de erros. Errar é humano.

É minha a culpa?

Que alguém ficou grávida e abandonou seu filho. Ha de ser minha a culpa então. Como eu podia ser tão insensível e não estar lá para salvar a criança? Sim, talvez seja minha esta culpa... Não será da mãe? Ou do pai? Não, destes são apenas erros. Todo mundo pode errar.

Que a favela cresceu. Que os bandidos sequestram. Que fico preso em casa... sim disto é minha a culpa. Culpa de não ter coragem de sair à rua. Medo de ser assaltado. De ter medo de gritar?

É minha a culpa. De que não há justiça e não reclamo. De ser roubado e não gritar. É minha a culpa de não agüentar mais e ir embora.

Assumo, é minha a culpa. De querer que meus filhos vivam em um lugar decente, um lugar justo onde cada um assuma suas culpas e pague por isso. Que os ladrões fiquem presos. Que os assassinos não vejam a luz do dia. Que os destruidores se calem. E paguem. Paguem por suas culpas. Pelas culpas que não assumem.




Nenhum comentário: