2006-05-30

A montanha mágica

No Havaí existe uma ilha chamada Kona ou Hawaii. É na verdade a maior ilha do arquipélago havaiano. A ilha está no meio do Oceano Pacífico e os ventos são muitíssimo constantes. Por esse motivo, um dos lados da ilha recebe toda a umidade e chove quase todos os dias. O outro lado, no entanto, é como um deserto: a precipitação anual é da ordem de dezenas de milímetros somente.

Essa ilha é como um planeta estranho. Separando um lado da ilha do outro, dois enormes vulcões, Mauna Kea e Mauna Loa. Mauna Kea está extinto, mas houve uma erupção terrível no Mauna Loa lá por 1930 que criou uma série de praias de pedra, onde hoje foram construídos hotéis. Mauna Loa teve uma erupção em 1984, que não afetou esta costa, mas as chances de outra acontecer não são desprezíveis.

Os resultados das erupções do Mauna Loa são campos gigantescos de lava negra solidificada. Esta lava parece como se alguém tivesse passado um trator em extensões imensas e nunca plantado nada. Quando nos aproximamos vemos que é composto de pedras. Andar aí é penoso, quase impossível. O sol aquece a lava preta e os pés não tem onde se firmar, é como andar em pedras irregulares, soltas. Muita gente torce ou quebra o pé tentando. Essa lava é chamada pelos nativos apropriadamente de 'a'a (clique para ver). Alguns dizem que o nome se originou nos sons provocados pelo esforço de andar nesse tipo de lava. Como não chove quase nunca, não se forma solo e não cresce nada ali. É efetivamente um deserto.

É muito difícil ter uma idéia de quão monstruoso é esse vulcão. Estando lá percebe-se apenas o que parece um monte à distância. A transparência do ar no Havaí nos engana: o cume está a mais de 40 kilômetros da costa onde estamos.

A lava do Mauna Loa é extremamente fluida, o que faz com que a inclinação da montanha seja muito baixa. O aspecto é enganoso: Mauna Loa tem mais de 4100 metros de altura. Na verdade, contando a sua base como sendo embaixo do mar, o Mauna Loa é a maior montanha do planeta, com mais de 9000 metros de altura. Com certeza é o maior vulcão. Medir a montanha desta maneira pode parecer estranho, mas o fato é que o vulcão se formou a partir do fundo do mar, metro por metro, através de suas erupções, até atingir este tamanho incrível.

No proximo post vou contar como foi subir no Mauna Kea, vulcão extinto mas ainda mais alto que o Mauna Loa.

Segue...

9 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei aqui imaginando a consistência da lava cristalizada. Recentemente, pedi a um geólogo que me dissesse que raio de pedra (preta, brilhante e opaca em certos trechos) era a de um brinco. Ele mandou a pedra até para fora do Braisil, para constatar que se tratava de acumulação de detritos. Durante um tempo, foi comum, moda até, esse tipo de mineral em Barcelona (de onde vinha o brinco). Que aspecto tem uma lava? Já estou querendo uma bijou com ela!!!!

Anônimo disse...

Eu tenho um jogo de cinzeiros feito de lava! E ainda por cima do Havaí! O David me trouxe de lá onde ele morou 3 meses acompanhando a esposa dele que estava se aposentando da United Airlines. Ele disse que lá tem bastante artesanato feito de lava. Tem cinzeiros, vasos, brincos (só pra te fazer inveja, Shirlei) copos e mais uma porção de objetos feitos com esse material.
Nós ganhamos esse jogo no ano passado. Foi quando eu conheci lava cristalizada...

Anônimo disse...

Oi!

Lava existe em diversas formas. É em geral, no Havaí, preta, mas pode estar cheia de bolhas, formando uma pedra relativamente leve, ou pode ter um aspecto vítreo, apropriado para fabricar os objetos que o Percy falou. Um link interessante é este e explica um pouco sobre os diversos tipos de fluxo de lava. Gostei muito de ver estes lugares e andar neles, tive a sensação de estar em algum outro planeta.

Até,
Zappi

Anônimo disse...

Gente, que coisa linda! E impensável! Mundo, vasto mundo, se eu tenho uma chateação é a de não poder viver indo e vindo por aí...

Anônimo disse...

É verdade Zappi, o cinzeiro que eu tenho é preto, opaco e com bolhas dentro (a gente consegue ver por causa de uns cortes que ele tem), parece um suflair negro. Muito bonito.
Pena que aqui ninguém fuma...

Anônimo disse...

Ô Zappi, eu não sei o que está acontecendo. Todo dia eu venho ver se tem texto novo, mas está sempre A montanha mágica. Hoje, observei que há A montanha mágica 2, 3, 4 e 5. Vou ter que me atualizar correndo. O que me preocupa é que os textos não estão sendo substituídos na tela, só no índice. Tem alguma coisa errada! Abs,

Anônimo disse...

Sabe, é que o gênio aqui achou que é melhor ter os textos em ordem, para que as pessoas leiam na ordem correta. A minha idéia é que o pessoal comece a ler na Montanha Mágica e depois clique em "Segue..." até chegar ao último capítulo... Desculpe se tornei as coisas mais confusas. De qualquer jeito ainda não terminei a "Montanha Mágica" de modo que não há pressa.

Até

Anônimo disse...

Ahhhhhh... Mas eu não sou "anônimo", sou Shirlei, como é que virei "anônimo"? Já sei. O programa e o dono são compatíveis. Bom, estou lendo as sequências. Abs,

Anônimo disse...

podia estar muito melhor ...
:(