2006-11-15

A escalabilidade do trambique

Em jargão industrial diz-se que um processo é "escalável" quando a partir de um volume menor, aumentando-se a fábrica pode-se aumentar a produção proporcionalmente, sem aumentar os custos. Em geral, em processos escaláveis consegue-se uma "economia de escala", tornando a produção mais eficientee quando se processam maiores volumes.

Infelizmente os trambiques são escaláveis. O malandro começa com uma "esperteza" pequena, nada acontece, e com a experiência que adquire tenta uma malandragem mais volumosa. Assim, pode-se ir crescendo, crescendo... o céu é o limite. Em uma estrutura corrupta chega-se ao ponto de inserir os trambiques na constituição federal (adivinhem de que lugar falo) para consolidar o privilégio.

Há um contraste impressionante com o tremendo esforço individual para se superar. Quando conseguimos algo realmente fantástico é normalmente muito difícil subir um estágio e conseguir algo ainda melhor. Assim, só como exemplo, Isaac Newton encontrou sua glória nos Principia, Albert Einstein com a sua relatividade restrita e Charles Darwin com sua teoria da evolução. Todas essas realizações aconteceram quando os autores eram jovens e todos passaram o resto de suas vidas tentando superar seus próprios marcos, sem sucesso. Definitivamente, as conquistas intelectuais não são escaláveis.

A melhor maneira de fazer com que trambiques não sejam escaláveis é coibí-los na fase experimental. Quando crescem muito é quase impossível parar a avalanche que desencadeiam.

Um comentário:

Bira disse...

zappi, eu produzi mais mandando funcionários embora, entre outros detalhes, e praticamente dobrei a produtividade...
Mas repare no interesse dos donos do dinheiro com a internet e o projeto censura...