2006-11-25

Transparência total

Há gente que não precisa ser decifrada, cujas palavras são francas, sem subterfúgios.

Qualquer ser humano com uma certa sofisticação desconfia de uma fala demasiado óbvia. "Não pode ser, deve haver algo por trás do que foi dito." Esta desconfiança é natural, e mais ainda quando ouvimos um político dizer algo. Estamos acostumados com personalidades públicas dizendo "A" quando na verdade estão pensando "B"...

Há casos entretanto que desafiam o bom senso. Acreditamos que certos níveis de desfaçatez são impossíveis. Mais uma vez, a realidade supera a ficção, e temos que escolher entre simplesmente ignorar o que alguém diz ou interpretá-lo literalmente.

Ignorar o que o mandatário-mor da república diz é, para dizer o mínimo, imprudente. Mesmo que estivéssemos diante de um completo oligofrênico, o cargo que ocupa nos forçaria a ouví-lo.

Quando vi isto (veja aqui) decidi que deveria dissecar o discurso para melhor entendê-lo. Nem sequer é um discurso muito longo... está aqui:

"Quando a gente é governo, tem que fazer as coisas...
Aqui Lula deixa bem claro que quando era oposição não faziam nada, ou melhor, faziam o que dava na telha deles, como incentivar os sem-terra a invadir a fazenda do Fernando Henrique só para destruir e fazer xixi nos móveis da sala. Outras coisas que eles faziam era proteger os criminosos e aprovar leis que hoje tem como conseqüência a instalação de verdadeiros 'call centers' em presídios com o único objetivo de extorquir e fazer chantagens. Agora, quando tenta fazer 'coisas' como abrir sigilo de caseiros usando a máquina do Estado eu me pergunto: será mesmo prudente deixá-lo fazer 'coisas'?
...e ao tentar fazê-las, a gente se depara com uma série de obstáculos que são naturais de um regime democrático. Ou seja, você se depara com as leis,...
Neste ponto Lula mal tem o que reclamar. Ele e sua turma de petralhas aloprados devem ter violado a metade das leis existentes no código penal brasileiro. Basta ao rei Lula dizer que se tratavam de pequenos erros e tudo fica por isso mesmo. Se as leis não valem para quem é governo, por que se preocupa com elas? É porque quer eliminá-las para que as atividades de compra de dossiês com dinheiro ilegal sejam facilitadas, para que o transporte de numerário não contabilizado possa ser feito por via eletrônica em lugar do uso sujo e ineficiente de cuecas, para que não fiquem acusando seu filhinho de tráfico de influência. Se as leis forem modificadas, vai ficar bem mais fácil para o PT, sem dúvida. Vai poder comprar deputados sem se preocupar, nem vai precisar mais dizer que não sabia de nada. Talvez tenha perdido muito tempo do primeiro mandato tentando se esconder através de subterfúgios legais com o prestimoso auxílio de Tomás Bastos.
...você se depara com as questões ambientais, você se depara com a burocracia, você se depara com a oposição,...
Eu gostaria mesmo que ele se deparasse com alguma oposição. Se ele tivesse uma oposição coerente já teria sido expulso do país. Pensando exatamente nisso foi que a excelentíssima senhora de estrela vermelha na barriga conseguiu cidadania italiana. Ela nem vai precisar usar esse subterfúgio. Quanto a questões ambientais, no que elas atrapalham a economia? Talvez seja um problema o fato de que elas impeçam que a Amazônia inteira seja derrubada para vender a madeira ilegalmente.
...você se depara com o Congresso,...
Comprá-lo não funcionou e tem ainda alguns deputados e senadores que realmente chateiam com suas CPIs... quem sabe eliminamos o Congresso para facilitar-lhe a vida e vemos como Lula promove o espetáculo do crescimento Waldomiriano-Dirceuzístico.
...você se depara com o Ministério Público,...
Este enche o saco mesmo, né? Quem sabe se o PT e o Lula decidissem trabalhar dentro de parâmetros civilizados e legais em lugar de promover a venda desenfreada de favores o Ministério Público não encheria tanto o saco. Talvez seja melhor eliminá-lo também. É isso. Menos um obstáculo para o PT crescer...
...com o Tribunal de Contas da União,...
Está ficando engraçado. O Tribunal de Contas serve para checar as contas. Sem que ninguém olhe as contas do governo o que acontecerá? Cheque em branco para o Lula? É claro que ele quer isso. É mais fácil executar os 'projetos' do PT, com dinheiro dos outros. Sempre usaram dinheiro dos outros. Ou alguém acha que esses canalhas meteram a mão no próprio bolso quando foram fazer shopping de dossiê?
...e com a burocracia que é pertinente à máquina pública do Brasil."
Engraçado, ele se esqueceu de dizer que a imprensa também deve ser eliminada para que o Brasil cresça. Não mencionou a polícia, está bem feliz com a polícia agora que disseram que o Celso Daniel foi morto por um marginalzinho à toa. Falta ver quem matou todas aquelas testemunhas e o legista. Quantas coincidências. É claro que tudo o que ele quer é um governo nazi-petista, clepto-stalinista, cubano-dirceuzista. Sem dúvida.

Mesmo que o presidente fosse retardado é nossa obrigação ouví-lo e discutir o que diz. Eu acho que ele não é. O seu discurso é claro e transparente.


Um comentário:

Bira disse...

Bueno, então para Lula os problemas são:
1. as leis
2. a oposição
3. o MP
4. O TC
5. a democracia
Bueno,cuba seria um pais maravilhoso para Lula. A questão é se Castro dará ouvidos.