2006-12-14

Supersimples: Avanço ou consolidação do atraso?

Entre os muitos problemas do Brasil destaca-se o sistema de impostos. Dúzias de taxas e 'contribuições' incidem sobre consumo, produção, transferências financeiras... O que é realmente patético é quando o governo alardeia uma mudança como um progresso, quando na verdade ela simplesmente consolida o atraso de um país que insiste em ir para trás. Veja a notícia aqui.

O SuperSimples é um imposto nefasto. O problema é que incide sobre o faturamento. Impostos que incidem sobre o faturamento destróem a atividade de empresas: basta que elas tenham prejuízo em um período de atividade para que venha o governo terminar de quebrá-las, como se desferisse um golpe de misericórdia.

Impostos devem incidir sobre o lucro. Em todos os países civilizados é assim. Se a firma lucra, paga imposto. Se não lucra, não paga. Em alguns países é permitido compensar o prejuízo de um ano no ano seguinte.


O Brasil insiste em ir para trás, até quando as pessoas acham que estão progredindo.

8 comentários:

Anônimo disse...

Zappi,

Ainda não li link neste post.Mas se compreendi bem trata-se do equivalente cobrado aqui na França que chama-se TVA (taxa acrescentada no valor final da faturação)Se é esta taxa saibam que aqui o percentual na generalidade é +/- 19,90°/° que é acrescentado em quase tudo.QUASE PORQUE EM CERTOS SETORES DE ATIVIDADE a taxa aplicada é de +/- 5,50°/° DA FATURA FINAL RESERVADO AOS serviços de lanchonete e trabalhos gerais de pintura de casa eletricista encanador etc...QUE PRESTAM serviço ao particular ou seja aos lares.Mas se a mesma prestação de serviço de encanador for feita pra alguma empresa,A TVA APLICADA é de +/-19,°/° NA faturação final.Esta taxa é aplicada mesmo em professão liberal como medicos,advogados,taxis, agente commercial etc...pode crer esta taxa DA FREIO EM CERTOS CONSUMOS COMO OS RESTAURANTES,etc...

SE ESTE POST SE REFERE A ESTA TVA, fiquem certos que a vida brasileira se tornara dificilima tendo em visto o piso SALARIAL DOS CONSUMADORES que evidamente é o povão...!!!! PREPAREM-SE PORQUE VAI DAR ROLO PRO LADO DAS REVOLTAS!!!ALELUIA!!!!SERIA ESTA TAXA QUE VAI TIRAR OS BRASILEIROS DA INERCIA?!

Anônimo disse...

A verdade é que TVA francesa é equivalente ao ICMS brasileiro que já existe e continua existindo. O ICMS tem a vantagem de só incidir sobre o valor agregado nos produtos e serviços, já que o comerciante se credita do que paga nos insumos.

O Simples é ridículo: assume que há um lucro, estabelece uma porcentagem e paga-se sobre o faturamento. Assume também que à medida que a firma cresce ela lucra porcentualmente mais e atribui uma alíquota ainda maior ao faturamento.

Este imposto impede qualquer um de comprar a R$1 e vender a R$1,10 efetivamente fazendo com que a margem seja maior e incentivando a sonegação fiscal.

O ICMS em tese não causa este problema pois o comerciante seria creditado do imposto na compra, de modo que ele incide sobre a margem. Ainda não é tão bom como o imposto sobre o lucro total mas é melhor do que o ridículo imposto sobre o faturamento, isso sem mencionar as dezenas de outros impostos que só servem para que os políticos sempre ganhem mais.

Anônimo disse...

mas zappi, com o sistema de nf paralelas, fica impossivel saber o lucro apurado real.
Ou o estado tributa de forma honesta ou será sempre a luta contra o abuso tributario.

Anônimo disse...

Considerando-se que incide sobre o faturamento, ele acaba incidindo sobre si mesmo. Pois que dentro do faturamento está a provisão para tal imposto. Ou seja, paga-se imposto também sobre os lucros do governo, ou sobre o faturamento do governo, ou sobre a renda do governo.
Enfim, é o consumidor que geraloemnte paga imposto sobre os impostos que o governo arrecada. Assim, quando o consumidor não paga, é a empresa que paga e vai a falência, causando queda na produção e desemprego.
Impostos que não sobre lucros deveriam incidir sobre os preços sem que incluissem os impostops neles embutidos.
Abraços
C. Mouro

Anônimo disse...

Zappi,

Aqui na França existe TAXA SOBRE OS SALARIOS.explico: cada salario que um empregador paga ao trabalhor/funcionario,o empregador é TAXADO PORQUE PAGOU ALGUM SALARIO!!!! ESTA TAXA é como se o patrão "fosse PUNIDO" porque esta pagando ALGUM SALARIO PRA ALGUEM QUE CONSEGUI UM EMPREGO...!!!!!

A tal taxa sobre os salarios, NÃO TEM NADA A VER COM OS prelevamentos obrigatorio dos ENCARGOS SOCIAIS REFERENTE A CADA EMPREGADO, como:seguro social medico,ferias, aposentadoria,pensão viuvagem, pensão desemprego etc...

As empresas pequenas media ou grande, pagam TAXA SOBRE OS VALORES DOS BENS DA MOBILIA E MATERIAL DE USO PROFESSIONAL.Ex: mesa, cadeiras computadores...etc...digamos que você compra e paga caixa ou a credito a mobilia pra empresa,a taxa sobre o material professional e combrada todos os meses como se fosse UM ALUGUEL do material que ja foi pago!!!!A tal taxa é como se O MATERIAL NÃO é da propriedade da empresa e sim do estado.oU SEJA O EMPRESARIO SE DA DURO PRA ADQUIRIR A MOBILIA QUE VAI PERMITIR DE TRABALHAR E OPS O ESTADO VEM COBRA A TAL TAXA QUE MAIS PARECE AS RAQUETAGEM daqueles mafiosos la da SICILIA/CALABRIA...

Tem a taxa PROFISSIONAL referente ao fato que alguem exerce uma profissão qualquer em condição de trabalho liberal ou empresarial...ou SEJA PAGA-SE TAXA PORQUE DECLAMOS EXERCER ALGUMA PROFISSÃO é como se trabalhar fosse interdido e que somos taxados porque trabalhamos...!!!!

Aqui não é negocio INVESTIR em imovel!!!! Aqui é melhor viver como locatario!!!! Imagine alguem proprietario de um so e unico bem immobiliario que seja de qualidade e alto preço que caia na trancha do valor monetario considerado "furtunado" claro a pessoa nem é fortunado mas tem azar que o bairro ou PREDIO seja de alta cotação,CREIA COM HORROR que a fatura do imposto sobre a fortuna segue IMEDIATAMENTE como um RAIO!!!!

Francamente os SOCIALISTE TEM MANIA DE SUGAR O POVO E NÃO DEIXAR NADA A TAL PONTO QUE EM BREVE VAMOS PAGAR IMPOSTO SE MORAMOS EM LUGAR onde o ar ainda não esteja poluido!!!!!

OS SOCIALISTAS COMUNISTAS COBRAM TODO O SUOR DO TRABALHO DO POVO RICO? COM A MENTIRA DE REDISTRIBUIR AO POBRE. NA REALIDADE OS SOCIALISTA SÃO OS ESCRAVIZADORES DA CLASSE MEDIA E POBRE PORQUE AOS POBRES ELES DÃO MIGALHAS QUE NEM TETO PRA MORAR é accessivel ao POBRE!!! Todas as construções imobiliarias é reservado aos estrangeiros com moeda forte...IMAGINE UM GOVERNO QUE COMPRA BENS IMOBILIARIOS PRA TIRAR DO MERCADO O EXCESSO DE IMOVEIS QUE ESTEJAM VAGOS PRA ALUGUEL E QUE TENDO EM SOBRA O preço do aluguel não se torna INACCESSIVEL!!!!Mas tudo é feito PRA ESCRAVIDÃO da classe MEDIA QUE NÃO é mais MEDIA E SIM POBRE!!!! IMAGINE QUE AQUI NA existe pessoas que trabalham em administração do estado e o SALARIO não permete as tais pessoas de MORAR por não terem 3vezes o valor do aluguel mais barato de 20m2 em media +/- 950 euros!!!!ESTES TRABALHADORES do estado SÃO OS SEM TETO!!!!

FRANCAMENTE OS BRASILEIROS TEM QUE TER CORAGEM DE IR AS RUAS PRA PEDIR O EMPEDIMENTO DO LULA SENÃO TODOS VÃO CONHECER A MESMA VIDA DOS Franceses que é sacrificada AO EXTREMO DA LEGITIMIDADE DO DIREITO DE PROSPERAR!!!

Desculpe meus comentarios sobre o que se passa por aqui.A REALIDADE deste tipo de comentario é pra fazer sacudir as ideias dos brasileiros afin que saibam que de nada adianta O LULA QUERER COPIAR OS IMPOSTOS EXISTENTES AQUI DESTES LADOS QUE SO VAI TIRAR O DIREITO DO BRASILEIRO DE TRABALHAR NO SEU PROPRIO PAIS!!!! OS IMPOSTOS QUE ESTÃO SENDO IMPLATADO NO BRASIL DEVE SER PRA MELHORAR A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS ESTRANGEIRAS QUE QUEREM SE INSTALAR NO BRASIL! EXPLICO:OS FRANCESES SEMPRE FICAM ABORRECIDOS QUANDO VÃO SE IMPLATAR NO BRASIL PORQUE DIZEM ELES QUE OS ENCARGOS DAS EMPRESAS BRASILEIRAS SÃO "BAIXOS" em relação aos encargos que eles os FRANCESES tem PELA LEGISLA9ÃO DELES.Logo eles dizem que sãp estes encargos que dificulta o trabalho deles no brasil em REFERINDO-SE A CONCORRENCIA QUE PRA ELES SERIA DESLEAL ELES PERDEREM PRA EMPRESAS BRASILEIRAS EM QUE OBVIAMENTE OS preços de qualquer natureza industrial ou de serviços SERIA EM MAIS VANTAGEM QUE AS EMPRESAS FRANCESAS...!!! Espero que este "pequeno" esboço do assunto permita a todos os brasileiros de COMPREENDER que o LULA NÃO ESTA FAZENDO NADA PARA OS BRASILEIROS!!!! O LULA ESTA AGINDO PRA QUE O BRASIL se torne terreno mas FAVORAVEL aos outros paises que querem chegar com capitais pequenos e não deixar ALGUM espaço pra capitais BRASILEIRO PORQUE SE TORNARA O PAIS INACCESSIVEL aos brasileiros que queiram criar empresas e trabalho...!!!!

Saramar disse...

ZAppi, vindo de quem veio, desse congresso vendido e incompetente, só poderia sginificar atraso e prejuízo para o país.

beijo

Anônimo disse...

cara julia, por aqui pagamos o imposto salario tambem.
Seja na forma do irpf, da cpmf no deposito bancario ou no pagamento de contas de alimentação, saude e educação.
Pagamos até sobre pagamentos de impostos.
Algusn fazem alarde mas nenhum projeto sai da gaveta, afinal, não paga comissão.

Anônimo disse...

Pois é Zapi. Essa invenção chamada SIMPLES é tão absurda, cretina, cínica, malévola, perversa e menttirosa a começar pelo nome, que eu não consigo entender como é que aceitamos isso sendo que alguns empresários ate aplaudem. Chega a dar um nó na cabeça da gente. Putz! Sou micro-empresário ...