2007-01-31

Pedra pomes gigante

Esta é uma surpresa. A sonda espacial Cassini, que está visitando o magnífico planeta Saturno, tirou uma foto em close desta rocha de 250 quilômetros de comprimento. A sua densidade é tão baixa que imagina-se que está permeada por túneis. O aspecto é o de uma gigantesca pedra pomes. Clique na foto para ver uma imagem maior. Descobriu-se um misterioso material escuro no fundo de muitas dessas crateras.

A sonda Cassini está tirando as mais detalhadas e fantásticas fotos dos famosos anéis. Vale a pena visitar o site da Nasa, na página da sonda Cassini (clique aqui). É um espetáculo pouco divulgado, uma maravilha do sistema solar. São imagens que teriam deixado os nossos antepassados sem fôlego, enquanto os habitantes adormecidos da Terra hoje tudo ignoram, com uma estranha arrogância...

Saturno está quase quatro mil vezes mais distante que a nossa lua. Se fosse possível ir na velocidade de um avião a jato até Saturno, a viagem seria um pouco demorada: levaríamos aproximadamente 200 anos para chegar... sem escalas.

Vista de Saturno a Terra é um pequeno e pálido ponto azul. Carl Sagan descreveu como ninguém as maravilhas da exploração do espaço em seu livro, cuja versão em português encontra-se esgotada. Clique abaixo para comprar em Inglês "Pale blue dot" ou "Pálido ponto azul".


Nenhum comentário: