2007-02-23

Brasileiros bonzinhos

Quem defende um assassino cruel usando o argumento da falta de oportunidade está na verdade desvalorizando pessoas pobres que são honestas. Há um contingente gigantesco de brasileiros que, apesar de terem tido uma origem humilde, são honestos e trabalhadores.

O argumento de que não se pode reduzir a mairoidade penal é tão tosco que não deveria merecer consideração. Em todo o mundo penalizam-se criminosos, mesmo menores de idade. O problema é que no Brasil um assassino pega 2 anos e é solto. Se for "de menor" ainda menos do que isso.

O que acontece é que no Brasil há uma distorção horrenda na maneira de pensar. Quanto custa ao país um sequestrador que, mantendo uma criança refém por meses, destrói a vida de todos os membros de uma família?

Pensemos um pouco para responder a esta pergunta. Se a criança foi seqüestrada, a família era rica. Se era rica, muito provavelmente gerava empregos: empregadas, babás, faxineiras, cozinheiras, enfim, consumia. Também é provável que esta família tivesse tido uma empresa, onde empregava operários, vendedores, engenheiros, técnicos e gerentes. Esse único seqüestro de uma criança faz com que esta gente desista do Brasil. Além de pagar um vultoso resgate para um criminoso vagabundo, esta família muito provavelmente deixará o Brasil, fechando seu comércio ou sua indústria e investindo em outro país. Sim, é verdade: existem muitos outros países que funcionam muito melhor que o Brasil.

Isto significa que um seqüestro de uma criança pode ter um custo de muitos e muitos milhões de reais e um custo social maior ainda em razão do desemprego que o fechamento de indústrias gera. Entretanto, estes custos não são nem considerados.

O seqüestrador, na improvável hipótese de ser pego, ficará alguns anos preso. De dentro da cadeia, organizará seqüestros virtuais e crimes reais.

O governo do PT, entretanto, só se mexe para defender a estes que deveriam ser esquecidos em um calabouço húmido e escuro. Posa de bonzinho defendendo "oprimidos". Quanto a todos os outros, aqueles que perdem com a ação de criminosos... bem, precisarão comportar-se e conformar-se. Um pobre, vítima de um assassinato na família, hoje só tem o direito de fechar o bico. Não pode nem ir embora do país. Muda de bairro, isso sim, devido às ameaças dos criminosos que, como sempre, continuarão soltos.

Aumentar imediatamente todas as sentenças e melhorar a segurança dos presídios é um investimento que aumentaria a riqueza nacional e o emprego. De quebra ainda mandaria uma mensagem às principais vítimas: os pobres honestos. A mensagem seria:

"Você tem valor. Não perca a esperança."

Nenhum comentário: