2007-04-08

Conservar o mundo ou acabar com ele?

Há os eco-loucos e há os que reagem violentamente contra eles. Nenhuma das duas posições está correta. Os eco-loucos, por não saber Ciência, reagem desordenadamente e muitas vezes guiados por ignorância, motivos torpes ou interesses de grupos que os manipulam. Os que a eles reagem tampouco entendem nada do que está acontecendo no nosso planeta, agindo também inadvertidamente de acordo com interesses financeiros.

Quando estudamos Ciência começamos a entender que um gigantesco esforço de conservação do meio ambiente é necessário e que a Terra não pode manter os bilhões de pessoas que mantêm hoje sem que haja uma perda irreversível e irrecuperável. Quem não se importa que uma espécie de formiga dourada das florestas de Cuba desapareça do planeta não entende nada sobre a perda terrível de informação inestimável e sobre as insuspeitadas maravilhas ainda por descobrir neste mundo fantástico.

Só para dar um exemplo simples: há milhões de espécies de bactérias que não conhecemos. De uma delas pode vir um remédio necessário contra as super bactérias resistentes a antibióticos que cada vez matam mais pessoas. Assistam a este vídeo, onde E.O.Wilson, um entomologista, explica porque não devemos continuar destruindo o ambiente. Há muito que aprender com cada organismo ainda desconhecido e que talvez, por pura estupidez, nunca venhamos a conhecer.




Nenhum comentário: