2007-05-20

Animais da Austrália


Ouve-se um grito no meio da noite: alguém acordou para ir ao banheiro e deu de cara com uma aranha gigantesca... Todo mundo na casa acorda, olhamos para a aranha, procuramos na internet para descobrir se é perigosa ou não. Em um minuto identificamos a aranha, tratava-se de uma "Badumna insignis", uma espécie que não é perigosa. Devíamos ter sabido: ela parecia amedrontada. Quando descoberta começou a tentar se esconder, fugir... coitada. Tiramos uma foto. Um de seus quatro olhos brilhou com o flash. Pegamos a pobrezinha e a depositamos no jardim.

Descobrimos outro dia um habitante do nosso jardim: um Possum (Pseudocheirus peregrinus) que mora em nosso jasmim. Animais de hábitos noturnos, os Possums estão por todas as partes. Na Tasmânia vi um imenso. Eles não tem medo das pessoas. É até possível que venham roubar comida do seu prato, se você estiver jantando ao ar livre. Não mexa com eles: tem unhas respeitáveis e sabem se defender se necessário. Vivem sempre em lugares altos, são exímios acrobatas. Têm pêlo muito macio e são curiosos. Há alguns dias apareceu outro no jardim, desta vez uma fêmea. Os possums são marsupiais, tem uma bolsa como os cangurus. Dois finos rabinhos saindo da bolsa delataram outros dois filhotinhos... A mãe nos olhava e de vez em quando lambia os seus rebentos.

Os famosos cangurus... é fácil vê-los em parques e zoológicos, mas o que é mesmo emocionante é flagrá-los no mato. Não tem muito medo das pessoas, parecem saber que somos uma fonte inesgotável de alimentos. Notem o olhar doce desse aí. Locomovem-se, como todos sabem, pulando. Fico impressionado entretanto quando pulam devagarinho. Parecem estar pulando em câmara lenta. Não entendo como fazem isso. Quando há muitos troncos caídos no mato, ninguém consegue superar sua agilidade. Nunca vi um canguru tropeçar, parecem sempre saber onde e como cair. São rápidos para desaparecer na escuridão. Infelizmente muitos são atropelados todos os anos nas estradas da Austrália.

Os "rainbow lorikeets" tem coloração incrível: parecem não ter esquecido de nenhuma cor nas suas plumas. Rápidos e vivos, estão sempre sobrevoando as casas em altíssima velocidade para se reunir nas palmeiras ou em árvores frutíferas. Sempre em duplas, são campeões de "vôo sincronizado". Cansei de vê-los gritar com o parceiro, parecem 'combinar' quando vão decolar. Parecem ser muito ciumentos também.

Os koalas são marsupiais muito mansos e tímidos. Passam a maior parte do dia mascando folhas de eucalipto e gostam de olhar as pessoas do alto. Esses tem mesmo um aspecto de bichos de pelúcia, as orelhinhas peludas os fazem parecer um pouco bizarros. Os movimentos lentos me fazem lembrar do bicho-preguiça, mas são infinitamente mais bonitinhos. Disseram-me que às vezes os coitadinhos caem das árvores e se machucam, especialmente quando são maiores e mais pesados e insistem em se aventurar pelos galhos mais fininhos em busca de brotos e folhas tenras.

A Australia, com somente 20 milhões de habitantes e com o tamanho do Brasil, protege sua fauna silvestre muito mais do que qualquer país que eu conheça. Não é difícil encontrar todos esses bichos na cidade ou nos subúrbios. É crime matá-los ou atirar-lhes pedras. E é sério: quem desrespeita a natureza é punido. Acho que deveria ser assim em todo o mundo.

3 comentários:

Bira disse...

Quando parte o próximo vôo?
Brincadeira..irei esperar o petismo embarcar em massa para o paraiso cubano ou boliviano ou venezuelano.

Saramar disse...

Maravilhosos!
A Austrália é um exemplo de civilidade para este país onde os irracionais predominam, em sua roupagem de mosntros.

beijos e boa semana para você.

Anônimo disse...

Cuidemos de nossas faunas, ou então, nossos netos verão apenas esses bichos em pelúcia.



Abraços, nunca posto por aqui, mas estou sempre lendo.