2007-08-25

Entrevista com FHC

Já sonhei que conversava com ele. Assim, numa boa. Adorei ver esta entrevista, de alguém razoável, que entende o problema do Brasil.
“Tenho horror ao Bush, horror pessoal. [...] Uma hora, falei da nossa diversidade racial, os espanhóis, portugueses, japoneses... Ele perguntou: ‘And do you have blacks?’ A Condoleezza deu um pulo: ‘Senhor presidente, o Brasil tem a maior população de negros fora da África!’ Ele não sabe nada”
Às vezes parece que está contando piadas. Entretanto no meio vão comentários de alguém que conhece como ninguém as pessoas do cenário internacional.
Putin é outra coisa, um obcecado pela força: “Vai reconstruir a Rússia. É um autocrata que foi subestimado no início. Eu teria medo do Putin”
Mas não é só dos outros que fala Fernando Henrique:
“Falta ao Brasil a convicção profunda de que a lei conta”
Este é o veredicto que pressupõe a falha do Brasil como nação. Fernando Henrique está plenamente consciente do problema. E desistiu de tentar solucioná-lo. Fala de Lula e de seus amigos de maneira sutil, sem nunca acusá-los diretamente:
“Genoino não é desonesto, Dirceu também não. Dirceu é outra coisa...” Sorri. Espera o raciocínio se completar: “Dirceu é o Putin que fracassou”.
Não é um gênio da sutileza indireta?

É uma excelente entrevista. Vale a pena ler. Veja aqui. É a entrevista do única pessoa nobre que foi presidente do Brasil. O maloqueiro-mór sabe, e morre de inveja.

6 comentários:

Gabi Carvalho disse...

Seu blog é maravilhoso. Os posts são importantes e suas opiniões também.Parabéns!

Anônimo disse...

Discordo frontalmente de Zappi sobre FHC. Fernando Henrique Cardoso é um comunista de carteirinha, disfarçado. Em seus 8 anos de governo aumentou a carga tributária de 25% para 35% do PIB, uma estupidez. E nada investiu em infraestrutura. É um dos culpados pelos desastres da GOL e da TAM, que mataram quase 400 inocentes. E também pelos 25 mil mortos anuais em acidentes rodoviários.

Ele só privatizou estatais para poder arranjar dinhairo para rolar a dívida pública. Isto porque, embora com grande cacife eleitoral, não quis fazer as reformas política, da Previdência e tributária. Para não prejudicar seu seu ambicioso de conseguir a reforma constitucional da reeleição, que conseguiu comprando votos de parlamentares a peso de ouro.

Por fim, fortaleceu o MST, dando-lhe muito dinheiro e favoreceu nuito a eleição de Lula. Por isso ele não critica o petismo nem o governo.Fora FHC!

Álvaro Pedreira de Cerqueira
Belo Horizonte, MG

Anônimo disse...

Se os Zés Dirceu e Genoino não são desonestos, o que eles são? Honestos? Ora, ora, senhor ex-presidente. Ou o senhor é ingênuo (eu acho que não é!) ou está querendo nos sacanear.

Zappi disse...

Olá, Peregrino e Álvaro. O único pecado de FHC é que ele desistiu. Eu também desistiria, em um ambiente tão francamente hostil ao bom senso, à lei.

A diferença é que o Fernando Henrique tentou. Não conseguiu, é verdade, mas mesmo doar as estatais ou pagar para que alguém leve é melhor negócio que mantê-las em um ambiente como o brasileiro. Todo o dinheiro que flui dentro de uma estatal se presta a trambiques de toda sorte. Uma pessoa sozinha não pode parar o entusiasmo ladrão do brasileiro.

Notem a diferença entre o governo FHC e o governo Lula. Aqui tudo é escancarado, as magnitudes de roubo só crescem. Lá ainda se tentava governar honestamente, mesmo com a oposição horrenda do PT e da corja que hoje se lambuza, e mesmo oposição interna dos corruptos do PSDB.

O FHC não levou nada do governo, só ganhou prestígio internacional. Aposto que não vai ser assim com o Lula.

Na entrevista ele critica o PSDB também. Nunca houve antes um estadista e um político decente como o Fernando Henrique. Se conhece outro, por favor, me dê o nome dele.

Anônimo disse...

Zappi, concordo com algumas de suas colocações e discordo de outras. Ele teve oito anos de governo, é muito tempo. Não teve a coragem suficiente para privatizar os maiores nichos de corrupção do país, que são a Petrobrás, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e os Correios. Poderia ter liquidado o PT como partido e não o fez, pelo contrário, elegeu Lula presidente. FHC é um sabonete untado com vaselina. Nas próximas eleições estará ao lado de Aécio Tancredo Neves (um enganador) numa aliança PT/PSDB. Desta vez você pisou feio na bola.

Anônimo disse...

ZAPPI, PERMITA-ME DISCORDAR. FHC PODE SER CULTO, INFORMADO E INTELIGENTE, MAS NUNCA ME TRANSMITIU UMA IMAGEM DE HONESTIDADE DE PROPÓSITOS. É ISSO SIM, UM SÁBIO FALASTRÃO MORBIDAMENTE VAIDOSO. SEI QUE VOCÊ NÃO FEZ A ALUSÃO, MAS EU JAMAIS O COMPARARIA A JK EM PUREZA DE INTENÇÕES, PATRIOTISMO E OPEROSIDADE. COMO ESTADISTA, ENTÃO, NEM DARIA PARA CONVERSAR. A DIFERENÇA É ABISSAL. E LEMBREMOS QUE ESTE SÓ TEVE 4 ANOS PARA FAZER O QUE FEZ. ABRAÇÃO. MARIO GENTIL COSTA