2007-08-02

O que me intrigou na vaia

Ah, essa famosa vaia do Maracanã deu o que falar. Falou-se em vários "mistérios", quem vaiou, porque vaiou, afinal, o presidente é tão popular...

Não existe mistério sobre o porquê: quem estava ali era justamente a classe média demonizada por Lula todos os dias. Não haveria de vaiar?

Entretanto fiquei com uma pulga atrás da orelha. Havia algo estranho com a vaia, mas eu não percebia onde exatamente estava o problema. A reação histérica do sapo ameaçando colocar a corja dele na rua me fez pensar que a vaia em si não tinha nada de especial.

O verdadeiro mistério é a reação enlouquecida de Lula. A vaia pegou fundo, e não deveria. Afinal, FHC foi vaiado muitas vezes, todo político já foi vaiado e Lula não é exceção. Ainda tem todos os votos dos miseráveis Qual o problema então?

O Lula pode ser semi-analfabeto, mas sabe melhor que todos nós como funcionam os porões do poder no Brasil. A pergunta correta é: de onde emana o poder de Lula?

Dos milhões de miseráveis não é. Eles não moveriam um músculo pelo maloqueiro-mor. Votam nele porque é grátis e porque tem a bola-miséria, ops bolsa-família. Recebem o suborno e obedientemente votam. Se é para ir para manifestações requerem comida, transporte, grana...

Dos sindicalistas ou dos movimentos de sem-alguma-coisa ou ainda das UNEs, PCCs e traficantes também não é. Cada um deles tem o seu próprio projeto de poder, cada um quer um tipo de regime onde o seu próprio líder vagabundo esteja no topo.

O poder político de Lula emana dos oportunistas. Vocês querem um símbolo do oportunismo obceno? A família Setúbal. Os Setúbal, donos do Itaú e parasitas de carteirinha desde a ditadura militar, estão adorando o governo de Lula. Em nenhum lugar do mundo os spreads são tão elevados e spread para banqueiro significa lucro. Se o PSDB tivesse ficado, o spread teria diminuído. Só por isso os banqueiros apoiaram o Lula. Outro exemplo: a Família Sarney é parasita do Brasil desde a ditadura militar. Nunca deixou o seu quinhão de poder. Apoia Lula com tudo. Há nessa categoria grandes empresários, políticos como o finado Toninho Malvadeza e nanicos que apoiaram o Collor e apoiariam até Lúcifer, se ele fosse bom de voto. Tudo está igual. Nada mudou.

Lula é só um aglutinador de votos. Por isso ele fez nas calças quando foi vaiado ao mesmo tempo por 70 mil pessoas. Ele corre o risco de que os oportunistas virem as costas para ele, de uma só vez. Aí o Lula acaba. Para sempre.

A aposta do PT era de que, alimentando os sem-qualquer-coisa com dinheiro oficial, colocando a corja do PT na administração pública em cargos-chave e subornando o resto, o balanço de poder mudaria. Será que mudou? Vou responder em um próximo post.

5 comentários:

Anônimo disse...

Raciocinio perfeito caro Zappi. O sapo é só um produto ou melhor, representa um produto. Só que é um produto de diversas caras. Uma para miseraveis e analafbetos ou semi como ele, outra para os componentes da corja de barba e uma terceira para os maiores beneficiarios de seu governo, formada por banqueiros e capitalistas de uma forma geral e os politicos que descobriram que mais facil que fazer oposiçao é fazer a barganha e ficar no seu canto contando os benficios...

Anônimo disse...

Taí uma boa sacada. É uma hipótese que estará sendo testada brevemente. A CUT já ensaia um movimento contrário ao "Cansei", chamado "Cansamos", em que a UNE e os do MST deverão ser chamados a participar. Dependendo do tamanho do do protesto da classe média prometido para sábado (04 de agosto), o maloqueiro-mór, como você o classifica, ficará espumando. Aí é esperar o decorrer da semana.

Anônimo disse...

Zappi, seu comentário está perfeito e vou esperar o próximo, como prometeu. Vou tentar ajudá-lo lembrando o seguinte: em qualquer lugar do mundo, quando a classe média, aquela que realmente sustenta tudo, dá o ar da sua graça, todos mijam nas calças. E a classe média brasileira, chamada por Lula de as zelites, está tão massacrada que parece que está acordando. É necessário que alguém mostre para a chasse média que o projeto de poder desses esquerdopatas tem como objetivo principal destruí-la. Foi assim em todos os lugares do mundo, está sendo assim na Venezuela, Bolívia e Equador. Nõ será diferente no Brasil se a classe média não acordar. Há um fio de esperança.

Bira disse...

Lula nunca obteve a maioria dos votos, este é um factoide que é vendido pela midia, bastando consultar os numeros totais do TSE.
Afinal, se alguns milhoes de votos nao contam , qual a vantagem em contabiliza-los?

Anônimo disse...

ZAPPI, LI, NO BLOG DO MAGENCO, A TUA RECOMENDAÇÃO PARA EVITAR AS PARADINHAS PARA CARREGAR OS VÍDEOS. TESTEI, NO BLOG DO AMORIM E REALMENTE FUNCIONOU. OBRIGADO PELA DICA. UM ABRAÇO DO EDSON