2007-08-27

Pós-neocolonialismo

O Brasil está apetralhado. Cuba, não se sabe bem como, manda no país, como prova a deportação sumária de atletas que pediam asilo político. Até a Bolívia, com intermediação da Venezuela, manda no Brasil, tomando tranquilamente uma refinaria inteira da Petrobrás. As instituições brasileiras não funcionam - pensem no Congresso e no Senado e no Judiciário - negócios grandes tem que ter o aval de Zé Dirceu, que controla o PT, que controla as instituições. Interessante isso.

Porque ninguém se importa? Os que tinham que se importar são os que moram no Brasil e que sofrem e sofrerão as consequências de tão nefasto arranjo. Esses, anestesiados por tanta podridão e paralisados de medo, não se mexem.

Agora vem a parte interessante: e os países ricos? Porque não reagem?

Os países ricos, comandados pelos Estados Unidos, aprenderam que o comunismo é o melhor negócio do mundo... para os capitalistas. Como?

Há um problema atual nos países ricos: à medida que as sociedades progridem, falta gente para realizar tarefas sujas ou perigosas já que a maior parte da população está bem de vida e não quer se sujeitar a esses trabalhos. Automação toma o lugar das pessoas nessas tarefas mas o custo é alto e a tecnologia ainda não está disponível para resolver todos os problemas. No entanto há como conseguir mão-de-obra barata. Onde? Nos países onde o povo está subjugado... pelos comunistas.

A China é uma ditadura totalitária ferrenha e comunista, com o povo devidamente subjugado e recebendo vale-refeição em vez de pagamento. Milhões e milhões de trabalhadores braçais a preço de banana. Interessante... A Europa fez um grande negócio incorporando o antigo bloco soviético. Contingentes de trabalhadores a preços reduzidos diminuíram a dependência que a Europa tinha de turcos ou africanos. Os americanos usam mexicanos, cubanos e, claro, brasileiros. Tudo o que puder ser fabricado na China é lucro puro, entretanto. A China é o mais ferrenho triturador de gente do planeta Terra.

Os países comunistas ortodoxos não crescem. Pela própria forma como a doutrina comunista é imposta, a inovação é massacrada. Sem inovação não há crescimento econômico per capita. Simples, não é? É por isso que Cuba está em tal estado de decrepitude. É por isso que a Russia teve que permitir investimentos estrangeiros.

E o Brasil? Uma "Cubrasil", com Lula como imediato de Fidel é interessante. A classe média, desesperada, tentará emigrar. Os países ricos escolherão a dedo os melhores - como já fazem - modificando as suas políticas de imigração. E o mais interessante: é muito mais barato negociar minérios ou produtos agrícolas com um país onde corruptos tomam as decisões. Basta subornar alguém bem no topo da cadeia decisória. É aí que Dirceu quer estar. Os países ricos só tem a lucrar. Não vão levantar um dedo. É a dominação econômica perfeita, com sócios corrupto-comunistas, clepto-stalinistas.

A médio prazo, entretanto, essa divisão do mundo em dois - antes Comunista-Capitalista, agora Rico-Pobre - não vai ser boa. Quando os países ricos começarem a ter problemas com isso reagirão. E como.

Um comentário:

Bira disse...

A culpa decorre do bolsa esmola mais uma vez. Doa-se dinheiro a quem não se esforça ou age como cidadão digno, compra-se o apoio dos estudantes com cotas e por fim, dá-se uma refinaria ao MST.
Como não ter uma nação de miseráveis comendo na sua mão?.