2007-10-20

Caridade não cura a pobreza

Quem é que ainda não percebeu que a caridade não é a cura para a pobreza em Calcutá?

Quem é que não sabe isso? Por que decidimos repentinamente esquecer o que aprendemos ao longo das gerações: que a acaridade é um insulto para os pobres e uma maneira de prolongar a pobreza? Que a Madre Teresa não era uma amiga dos pobres, ela era uma amiga da pobreza? Que só há uma cura para a pobreza e essa é a liberação feminina?

Cura essa que funciona sempre! Contra a qual todas as religiões sempre se opuseram e contra a qual Madre Teresa passou a vida inteira fazendo campanha para assegurar que a miséria, a pobreza, a sujeira, a doença e a ignorância vão continuar de modo que sempre haja mais gente para professar a fé católica.

Christopher Hitchens


A versão em Inglês e o vídeo seguem abaixo. Viva Hitchens! É fantástico saber que ainda há gente que pensa no mundo. A covardia e a submissão a religiões e ideologias são a norma, infelizmente. Se quiserem, mudem a palavra "Calcutá" por "Brasil" e a "Madre Tereza" por "Lula" e o "catolicismo" por "petismo". Perfeito!

Who doesn't know by now that the cure for poverty is not charity in Calcutta?

Who doesn't know that? Why have we suddenly decided to forget what we learnt over the generations: that charity is an insult to the poor and a way of prolonging poverty? That Mother Theresa was not a friend of the poor, she was a friend of poverty? That there is only one cure for poverty, and that is the liberation of women.

Which works every time! Against which all religion has always set its face and against which Mother Theresa spent a lifetime campaigning to insure that misery and poverty and dirt and disease and ignorance will continue so that there would be ever more people to testify to the catholic faith.

2 comentários:

Bira disse...

Sem pobreza, não existe politico.
Imagine se Lula sequer seria candidato sem pobreza.

Anônimo disse...

Volto a solicitar: redija um texto sobre o padre petista que costuma doar carros caros para seus amigos da FEBEM. Qual foi o destino que a Igreja deu a ele? Está na ultima VEJA.