2007-11-23

Brasil anormal

Como o Mainardi disse no último podcast, o Brasil não é um país normal. Não acreditam? Vejam o que realizaram todos os vagabundos que trabalham no governo e na Receita Federal: O pior sistema de pagamento de impostos do mundo! Ofendi alguém? Espero que sim.

O Banco Mundial e a consultoria Price Waterhouse Coopers fizeram um estudo que mostra que o Brasil é o país onde mais se perde tempo com impostos. Um sistema burro, criado por gente burra e que empurra o Brasil para trás. Vejam aqui. Veja abaixo um trecho do relatório:
In Brazil, the average business spends 455 days a year to comply with taxes – because there are, on average, 55 changes to tax rules a day.
Se quiser ler o relatório original, clique aqui.

O mais triste de tudo isso é que depois de arrecadar impostos usando essa máquina podre, o governo podre do país anormal rouba todo o dinheiro. Sumariamente.




2 comentários:

tunico disse...

Eu fiz uma conta rasa. Considerando um salário médio de 800 reais mensais por funcionário dedicado a esta função , e considerando que são cerca de 5 milhões de empresas desde as micro até às grandes, dá um custo não produtivo de 60 bilhões de reais por ano!
Este valor deve então ser somado aos 900 bilhões de reais arrecadados de impostos pois essa turma no fundo,no fundo, trabalha para o governo.

Anônimo disse...

E agora descobriram que a Receita Federal, tão zelosa em nos manter em dia, na santa missão de fazer declaração até de isento, foi pega com a boca na botija do desvio de verbas...Com que moral nos multa quando não declaramos IR mesmo sendo isentos, criando todo tipo de transtorno qdo cancela o CPF?
Filha de uma amiga minha veio dos EUA depois de 2 anos trabalhando como Au pair.Como saiu de lá antes do termino do ano fiscal não recebeu restituição de imposto a tempo, antes da viagem de volta. Depois de já estaR aqui,uns dois meses,recebeu todos os valores,centavo por centavo, depositado na conta dela, com direito a notificar caso não concordasse com os valores.
Eis a diferença entre pagar impostos num país de primeiro mundo e num arremedo de nação como a nossa.
A maior injustiça da vida é não podermos escolher onde nascer.