2008-02-27

Carolas, carolas

Em um post abaixo, "Delírios de uma alma confusa", mostrei algumas contradições inerentes ao pensamento religioso usando como exemplo um carola famoso no Brasil, o Reinaldo Azevedo. As contradições a que me refiro não desaparecem facilmente. Existe até uma disciplina dedicada a mascará-las e a torná-las obscuras a ponto de parecerem indecifráveis. O nome dessa disciplina é Teologia. Um dos comentários que recebi é de um tal "Angelo da CIA", que acredito não trabalhar para a agência americana... Ele diz (em vermelho):

Das confusões que você fez, cabe destacar a sua crítica ao trecho abaixo:
"Se a escola sair defendendo a crucificação como modo de resolver divergências, acho que é o caso de proibir a apologia da estupidez"

Reinaldo está certíssimo, ainda mais porque não especificou que a IGREJA deve ir à Justiça pedir a probição: De fato, a apologia ao crime é proibida. No caso, a crucificação ainda é um crime, não é mesmo?


A crucificação é um crime, assim como enterrar as pessoas vivas. Ainda assim, a fixação carola de seu mentor vê a crucificação como um símbolo divino a ser respeitado. Vale dizer que na época de Cristo, a julgar pelo que dizem os próprios católicos, a crucificação não só não era um crime como era usada para punir criminosos. Isso não muda o que o Reinaldo disse. Ele disse "proibir a apologia da estupidez". A estupidez ainda não é crime, assim como a apologia à estupidez tampouco o é. Ainda bem, né Angelo?

Outro equívoco seu:
"Quando um pastor neopentecostal chutou a imagem de Nossa Senhora, defendi que fosse em cana."

Antes de mais nada, Reinaldo não reverencia a "Santa".


Não? Quem disse isso? O Reinaldo?

O que você deve entender é que, de vez em quando, as convicções religiosas de uns estão de acordo com a Lei. Por que? Simplesmente porque as Leis são moldadas em conformidade com a Moral de um povo em um tempo.

É por isso que a crucificação não era ilegal assim como era recomendado o apedrejamento dos adúlteros. Note que as leis nem sempre refletem sabedoria.

E não sou eu quem digo, pode buscar isto em Bastia, um Liberal com "L" maiúsculo. Ora bolas, se gozamos da liberdade religiosa é de se esperar que devamos respeitar as opções de outras pessoas. Eu que não sou religioso não posso sair por aí xingando e ofendendo a fé de outros e, no fim das contas, chutar a "Santa" foi isto, uma afronta à fé de terceiros.

Que bom que você não é religioso. Note que foi um religioso que chutou a santa do outro. Reinaldo ficou furioso com o conceito de que uma estátua de gesso é... uma estátua de gesso. Se a estátua fosse uma obra de arte, aí seria diferente. Entretanto era uma peça produzida em massa para tirar dinheiro de trouxas. É impossível defender a própria religião sem atacar a do outro. Pergunte aos sunitas e aos xiitas. Pergunte aos católicos e protestantes. Pergunte aos cristãos e aos judeus. Eu acchava que você já tinha entendido algo tão básico, especialmente não sendo religioso.

O que impressiona na sua análise deste trecho é que você ignora a argumentação de Reinaldo para tal opinião, que vem no parágrafo seguinte. E você faz mais, usa o parágrafo seguinte ( que você tabula como "Caso número 3" ) como mais uma evidência de equívoco de Reinaldo.

É difícil para você perceber que o Reinaldo só consegue ver ilegalidade nos pentecostais? Se os católicos atacarem a ciência, por exemplo, eu veria isso como um caso clássico de estupidez, que o Reinaldo subscreve em mais de uma ocasião. Não acho que alguém deva processá-los por apologia à ignorância. Por que então quando um ignorante critica o outro deve ser processado?

Mais para frente você se equivoca ao chamar de "dogmas" as opiniões da ICAR contra o Aborto e eutanásia. Está evidente que sua opinião contra a Igreja é mais fundada num senso comum que espalha que a Religião é fruto e alimento da ignorância. E a maior parte dos que têm esta opinião a fundamentam justamente na própria ignorância: Não conhecem as religiões, não conhecem os seus teólogos e dão de ombros a estes conhecimentos tidos por inúteis.

Onde está o meu equívoco? Até a definição de aborto e vida feita pelos católicos é distorcida. Para eles aborto é a destruição de um óvulo fertilizado e a vida começa com a fertilização, quando todo mundo sabe que o espermatozóide e o óvulo estão vivinhos da silva. O Reinaldo alinha suas opiniões às do Papa e não estou equivocado nisso. Acho até lindo quando o Reinaldo fala em "cultura da morte" referindo-se a quem defende o direito ao aborto. A igreja católica, cujo símbolo é um homem moribundo em uma cruz, não inspira muito mais esse apelido?

De certa forma, ao fazer a crítica cega e apedeuta à Religião, a maior parte das pessoas age como aquela criança que junta as mãos, abaixa a cabeça e fala algo em voz baixa só para não parecer diferente dos colegas de jardim.

Bonito, Ângelo! Você pegou o meu texto e o voltou contra mim! Para um não-religioso você me espanta um pouco. Quer que eu estude religião enquanto você mesmo não estuda ciência. A diferença é que os teólogos escreveram mais volumes que todos os cientistas do mundo reunidos e não criaram nada, absolutamente nada que se aproxime ao que chamamos mundo real e que pudesse ter qualquer aplicação prática. Isso para mim é mais do que suficiente para rejeitar a disciplina, não acha? As religiões são absurdas e contraditórias. Umas são mais óbviamente idiotas, outras travestem-se de algo complexo e misterioso. A verdade é uma só: nenhuma suporta o mais mínimo senso crítico, o mais banal dos exames. Merecem ser ridicularizadas pelo simples fato de que são ridículas. Como disse o grande teólogo e santo católico Tomás de Aquino:

“Pois é muito mais grave corromper a fé, da qual vem a vida da alma, que falsificar dinheiro, pelo qual a vida temporal é sustentada. Logo, se falsificadores e outros malfeitores são imediata e justamente executados pelos príncipes temporais, com muito mais justiça podem ser hereges, assim que denunciados, não apenas excomungados mas também mortos.”


Está aí um belo exemplo homologado pela igreja católica.

Não preciso falar mais nada, preciso?

6 comentários:

Orlando Tambosi disse...

E agora ninguém entendeu a desavença violenta entre o carola e o "tetrólogo". Reinaldo cuspiu fogo durante dois dias e depois fez as pazes com o desafeto. Mas não se desculpou uma linha. Scripta manent...

Zappi disse...

Eu vi! O problema é que ambos descambaram para uma baixaria desgraçada. Nem o Thomas nem o Reinaldo mereceriam uma linha de comentários a respeito. A minha sensação a respeito é algo como "eles se merecem"...

Acho mais triste ainda quem, como este "Angelo da CIA" que se diz "não religioso" mas ama o Papa a ponto de o chamar de "Sua Santidade" em um de seus posts. Vá ser hipócrita assim no inferno!

Anônimo disse...

Angelo faz parrrte da tropa de antiabortistas machochôs.


Tenho a desconfiança que homem que se apega tanto ao antiabortismo deve ter um certo sentimento de culpa lá nos cantos da alma, por ter feito ou ter tido a fantasia de praticar um abuso[ ou sofreu] ou mesmo estupro contra alguém no passado, qdo brincava de médico talvez...
Aquilo tá minado de gente que defende religião, mas não qualquer uma...
Os que se dizem ateus,adimitem que os crentes orem e cultuem seus deuses,mas os que se dizem crentes nem sequer admitem a idéia de que Deus não exista.
Vai ser engraçado quando decobrirem que tudo é empulhação,não diria de Jesus propriamente dito, mas do uso que fizeram dele, tenha existido ou não.
Agora que acharam petróleo em outro lugar, uma Lua de Saturno,vai ficar complicado sustentar que vida só aqui..Afinal petróleo é vida que apodreceu, matéria orgânica em decomposição, portanto matéria viva.

Hoje um disse lá " que crer em Deus dá amparo, segurança".
Fiquei cá com meus botões,como algo que não existe pode dar segurança?Me dá é angústia, entre os altos e baixos do ora acredito, ora me vejo abandonada e não creio mais.
Foi a insegurança, o medo de estar sozinho, o medo do que poderia vir após a morte, o desconhecimento de onde veio e pra onde vai, que levou tantos humanos, em tantos lugares diferentes a criar seus deuses.
Que vai ser dessa gente toda qdo tiver certeza que não há um DEus, assim como nos foi dado "conhecer"?

Ainda dizemos ,por condicionamento , " meus, deus","jesus", mais como interjeições eu acho, do que por evocação.

Tema vasto e controverso,mas irrita a grosseria dos que se dizem crentes,se acham um grau acima da escala da evolução e misturam comunismo, capitalismo com Deus e o diabo.

No caso do Geraldooooo Tomás, a coisa foi baixaria pura,blog virou porta de banheiro,e a virada do RA fou surpreendente...Tentou enrolar com o lero de dar a outra face, ser divino perdoar, ser 'civilizado', hummm.
Não publicou meus comentários, mas os leu, e duvido que tivesse resposta pra perguntas.Por que não dava sempre a outra face em casos parecidos de insultos contra ele? Por que ficou , pois ficou mesmo, horas na net, fazendo busca sobre o GT? todos seus podres profissionais e pessoais?
Só por Um telefonema?Converteu o devasso? Agora têm pontos convergentes em quê? qto a obra? qto ao dar a bunda pra todo mundo ? O GT virou hetero, monogâmico, papista, conservador de direita?Só fata marcar o batismo.

tudo muito estranho, acho que ele levou foi pito de alguém pra não usar o blog hospedado na Veja, pra brigas de bordel...tipo: manera aí que o tal é assim com celebridades...Meras desculpas formais não foram não!!
o placar tá RA 0 x 1 GT. O cara andava esquecido, feito rosário de ateu, agora tá nas bocas, como gosta; usou o RA e este acha que deu uma de civilizado...
Perdeu leitores, sim, ficaram os carentes,aduladores,que RA faz : deita, rola, dá patinha, faz de morto. Os mais honestos não voltam lá, não sem suspeitar de tudo que ele escreve, de dizer e desdizer, com tanta rapidez.
Boccato tb é outro santo antiaborto de lá, jurou não voltar, mas volta...
Mas que todos se sentiram traídos, enganados, com o falso moralismo do RA, ah ficaram...Não cobro dele perfeição, ninguém é, mas ele foi muito estúpido, sempre mete os pés, qdo alguém discorda , tudo é petralha, é desonesto intelectual, não sabe ler, não entende o que ele escreveu; tanta grosseria cansa.
Ele e o tal Gustavo, o riquinho metido a especialista em Educação,só sentem prazer em falar mal de professor,como se todos ganhassem pra morar num condomínio de luxo em Higienópolis.
Com salário de professor não pagaria nem o uisque 21 anos dele, nem a taxa do condomínio onde mora.
Por isso largou o Magistério, sabia que morreria pobre como era no interiorrr.Se acha que professor não trabalha e ganha bem deveria ter ficado no Quaraup, no Anglo.Não quis aturar botocudos, isso sim.
Perdeu credibilidade.E sabe disso.
Por isso na Folha tinha o apelido de Gansolino.
Lia/floripa

P.S:
Tenho amigos carolas assim, e qdome recriminam pela heresia eu retruco:Se Deus existe e não ouve a tende aos pedidos de ajuda, é como se não existisse.Assim, acho bom que o B16 ligue pro céus e encomende uns milagres rapidinho, povo tá querendo provas...eu aceito uma bem singela: quero ganhar uma loteria de 200 mi de dólares,até a Páscoa.Fora outras coisinhas , se ele providenciar, acreditarei, como ele nem atende sobre salvar vida de quem amamos,
. menos ainda $$, vai fiando no freezer pra mim.heheh

Anônimo disse...

admitem*

Anônimo disse...

Agora engatou campanha pela beatificação do GT...
É um post atrás de outro elogiando,justificando a mais nova amizade desde desde criancinha.
Desconfio de quem fica se explicando demais,num affaire tão irrelevante,sobre um sujeitinho tão irrelevante como GT.
Não sabia que ser civilizada, ao menos pra RA, é mostrar a bunda pra quem não gosta de um porcaria de peça,sem falar que moralismo agora é aprovar quem fa michê.
Ética muito elástica,a meu ver.
E vindo de quem malha o pau em textos de vestibular,que trazem conotações sexuais,é curioso, pra dizer pouco...


Lia

Zappi disse...

Lia,

Esse é o problema de quem tem a mente poluída com dogmas católicos. Não tem jeito de fazer muito sentido não.

Vou escrever outro post sobre RA. O cara tá batendo pino e os seus seguidores fiéis aplaudem que dá medo.

Essa é a base de fenômenos de demência coletiva como o nazismo, fascismo, teocracias, ditaduras populistas, igreja do reino de deus...