2008-04-01

Cubanos compram panela de pressão

Não é piada não. Antes fosse. Com a "quase morte" de Fidel Castro, o ex-maior maloqueiro da América Latina, os cubanos puderam finalmente comprar uma panela de pressão. Não que todos vão conseguir. A renda média no paraíso socialista de Che Guevara é de 17 dólares por mês, uns 30 e poucos reais. Nesse deprimente país comprar uma panela de pressão requer que se trabalhe por um mês - e não se gaste nada nesse período.

Outro sinal da "abertura" cubana é que ontem os cubanos foram liberados para entrar nos resorts onde turistas europeus de classe média - bilionários para os padrões cubanos - passam as férias.

Fidel não queria muito contato não. A razão? Uma prostituta passaria a ganhar muito mais que um médico ou engenheiro, mesmo se fizesse só um "programa" por mês, por míseros 100 dólares. Em uma ou duas horas ela poderia ganhar quase um ano do salário de um cubano médio.

Pouca gente sabe, mas antes da revolução Cuba era um país bastante mais rico que o Brasil. Hoje é infinitamente mais pobre.

Cuba deu uma gigantesca volta, via revolução e paredão, para ir de prostíbulo dos americanos para prostíbulo dos europeus. Não creio que tenha valido a pena. Se os tarados que governam a ilhota forem espertos, abrirão a economia e devolverão as propriedades que roubaram dos cubanos que vivem em Miami, e cujo valor foi dizimado pelas peripécias de Fidel. Talvez os capitalistas de Miami finalmente sejam capazes de fazer com que Cuba progrida, depois de 50 anos indo para trás em alta velocidade.

2 comentários:

Frodo Balseiro disse...

Veja que mal um governante e um regime estúpidos podem fazer ao povo. 50 anos de atraso,50 anos de desinformação e privação de tudo!
Quantas gerações em Cuba, simplesmente não "existiram"!
E hoje, são obrigados a aceitar como grande progresso torrar o pouco alimento que tem num "fantástico" micro-ondas, falar ao celular, ou molhar o traseiro num hotel de luxo.
Governos que promoveram esse atraso todo, deveriam pagar, e muito caro, por terem submetido seu povo a essa mendicância existencial!

Gays de Direita disse...

Eu tb tenho estado atento ao que se passa em Cuba, inclusive avisando as pessoas para que se alertem, pois cedo ou tarde poderemos ver o mesmo aqui no Brasil...

Agora em Julho, acredite, acabou os papéis higiênicos de Cuba, e o governo proibiu as pessoas de venderem jornais usados como substitutivo do papel higiênico. No que depender da tirania castrista, o cubano deve viver sujo de merda.

Parabéns pelo comentário.