2008-04-16

A gente atura tudo que é besteira, mas "eles" ficam ofendidos



Fico feliz em saber que o Dráuzio Varella também percebeu o que tanto incomoda a todos os ateus. E isso que ele nem chegou a falar nos oligofrênicos que acham que quem se explode por Alah vai se encontrar com 12 virgens no paraíso. Tem que aturar esses psicopatas também?

13 comentários:

Anônimo disse...

Olá Paulo,

Este não é um comentário desta postagem em especial. Quero fazer uma comentário geral, ok?
Tenho navegado e lido muita coisa no seu blog. Com suas posturas e opiniões políticas, concordo com todas. As sobre religião, boa parte, mas não todas. De qualquer forma vc está de parabéns, pois seu blog parece um periódico! Nossa, como vc escreve coisas! Admiro-o... Bom, entre no meu blog e prestigie também. Não é propriamente político, nem mesmo religioso. É apenas um local onde organizo meus contos e crônicas, muito sim, políticos e religiosos!
Não sei se vais se lembrar de mim, mas sou o Cesar, amigo do Léo. Creio que a última vez que nos vimos foi há 20 anos! Puxa, como vc nos aturava naquela bagunça? hahaha.
Abraços meu caro,
Cesar S. Paulo/ BR

tunico disse...

Paulo, esse trecho é muito interessante. Se aplica ao petismo-religião como uma luva, não é?

Andre disse...

Por coincidência, vou comentar também sobre seu blog, mas bem breve. Tenho acompanhado os posts, não todos, mas geralmente tenho os achado interessantes. O que eu mais gosto são os cutucões, eu também sou questionador por natureza. O que o Cesar não falou é que ele acredita em Deus, e eu também. Mas não gosto de imposições, porque na maioria das vezes são estúpidas. Deus impõe as coisas da maneira D'ele. Por exemplo: somos todos mortais. Isso ninguém pode contestar. Outra coisa. Shakespeare já dizia em Hamlet: There are more things in heaven and earth, Horatio,
Than are dreamt of in your philosophy. Muito mais. Inimagináveis. E isso é a mágica da vida.

Zappi disse...

Não há dúvida de que a frase de Shakespeare é sábia. Também não há dúvida que o que dizem as igrejas é bullshit. Se alguém crêe em um deus onde deus=natureza, eu não tenho nenhuma dificuldade com o conceito. Se alguém acredita em um deus ou deuses que não permitem transfusões ou mandam um filho para morrer pelos crimes dos demais... aí, bem, não preciso dizer mais nada.

Recomendo aos dois o livro de Hitchens, "Deus não é grande", para você em inglês. O de Dawkins também vale a pena.

Um abraço,

Anônimo disse...

ZAPPI, PRA MIM, NÃO É SURPRESA QUE O DRAUZIO VARELA SEJA ATEU. SURPRESA SERIA SE ELE NÃO FOSSE. APENAS ACHO QUE ELE NÃO DEVERIA HESITAR EM CONFESSÁ-LO ABERTAMENTE. SÓ NÃO CONCORDO COM SEU USO DA PALAVRA 'MATERIALISTA', ANACRÔNICA DESDE QUE O CONCEITO MODERNO DE 'MATÉRIA' APROFUNDOU-SE EM NOVAS COMPLEXIDADES. ENFIM, FICA CADA VEZ MAIS DIFÍCIL CRER NO DEUS-CRIADOR ANTROPOMÓRFICO JUDAICO-CRISTÃO - MARIO GENTIL COSTA (MaGenCo)

Zappi disse...

Oi, MaGenCo!

O Drauzio é muito político. Usa a palavra "materialista" porque o oposto, "espiritualista" é uma palavra que a maior parte dos religiosos gostaria de usar para se auto-qualificar.

Além disso há uma certa auto-depreciação por conta do uso de "materialista" que anula a reação normalmente violenta dos religiosos quando se confrontam com alguém abertamente ateu.

Ele que tem que lidar com espíritas e com testemunhas de jeová, para citar duas correntes 'light', não pode se ver de repente associado com o 'demo'. Então declara-se 'materialista'. Acho uma jogada esperta, mas concordo com você: o melhor seria admitir e pronto.

Andre disse...

Deus=natureza. Então é isso. V. aceita esse conceito, não é? Mas que raio é esse? Ok, natureza então é tudo? Deus = bom e mau? Natureza engloba o bem e o mal? Existe o bem e o mal? Existe alguma coisa afinal, ou é tudo ilusão? Existe um conflito aqui? Existe uma razão para tudo? Natureza... esse lance de naturebase e etc... não faz a mínima diferença no frigir dos ovos... qual a diferença que faz se vamos sobreviver ou não neste lixo todo? Que diferença esta discussão vai fazer daqui a 200 milhões de anos, que é um segundo no grande relógio do Universo?

Andre disse...

Deus=natureza. Então é isso. V. aceita esse conceito, não é? Mas que raio é esse? Ok, natureza então é tudo? Deus = bom e mau? Natureza engloba o bem e o mal? Existe o bem e o mal? Existe alguma coisa afinal, ou é tudo ilusão? Existe um conflito aqui? Existe uma razão para tudo? Natureza... esse lance de naturebase e etc... não faz a mínima diferença no frigir dos ovos... qual a diferença que faz se vamos sobreviver ou não neste lixo todo? Que diferença esta discussão vai fazer daqui a 200 milhões de anos, que é um segundo no grande relógio do Universo?

Zappi disse...

Puxa, André, como você é confuso. Claro que faz diferença. Tudo faz diferença para mim e para você e para nossos descendentes. Se o mundo é dominado pelo islamismo tarado não faz diferença para você? Para mim faz. Para meus descendentes fará também.

Quanto a Deus existir ou não, qual a diferença? Por acaso há alguma evidência de que existe? Você quer um só deus ou vários deuses? São maus ou bons? A maldade no mundo é explicada pelo diabo?

Não é mais fácil aceitar as coisas do jeito que são do que inventar fantasmas?

Agora, para finalizar, tudo isto é uma discussão de bactérias em um grão de pó flutuando no espaço. O incrível é que sabemos disso! Para nós, as bactérias, faz toda a diferença. Para o sol, queimando hidrogênio enlouquecidamente, a Terra não é nada.

Anônimo disse...

ZAPPI, ACHO QUE QUEM NÃO SABE EXPRESSAR SEU PENSAMENTO COM CLAREZA, NEM DEVERIA DAR PALPITES. ADMIRO SUA PACIÊNCIA EM DAR RESPOSTAS A COMENTÁRIOS DESSE TIPO E CONFESSO QUE EU NEM SABERIA COMO FAZÊ-LO. ABRAÇÃO. MaGenCo

Anônimo disse...

Zappi e André,

O problema da religião é ela própria. Karl Marx estava certíssimo quando afirmou: "a religião é o ópio do povo". É mesmo. É e sempre será...
Bom, no entanto este que lhe fala é um crente em Deus e em Jesus, como explicar isso?
Explico da forma como vejo o mundo e o reino de Deus. Lá vai (delete depois se desejar): Diferentemente do que a imensa maioria das correntes cristãs (protestantes, ortodoxas ou católicas), eu faço parte de uma minoria de cristãos que creem que Deus criou o mundo e nos deu a total liberdade. Liberdade para fazer o bem ou o mal. Deus não manipula as pessoas como marionetes, não estende a mão para impedir as guerras, o abuso infantil e toda a série de barbaries que o homem produz. E não faz isso por quê? não faz pois concebeu um mundo com outra proposta. A proposta da liberade total. Deus quer que o homem cresça em amor para com o próximo, aprenda a amar, acabe com as guerras, aprenda a olhar para quem nada tem... É este o sonho e o anseio de Deus.
Uma outra coisa que eu creio: creio as pessoas (sejam elas crentes, agnósticos, humanistas...)não deveriam ter posturas fundamentalistas em nenhuma esfera. Todos têm direito à opiniões, crenças e fés. Mesmo que seja uma fé que não se sustente cientificamente (alias, nenhuma se sustenta mesmo). Só o que não podemos (ou pelo menos não devemos fazer)é nos enxergarmos como onipotentes, sábios e convictos de toda a verdade. Este tipo de atitude gera a arrogância, que lá na ponta, leva à discordia que é semente de guerras e conflitos...
Paulo, curto muito o seu blog, e percebi que temos uma coisa em comum: detestamos o Lula! hahaha!

Bom, vou ficando por aqui, mas não posso deixar de comentar um comentário infeliz do Magenco. Será que ele é tão bom, sábio e inteligente, que crê que pode levantar seu dedão duro e julgar os outros? "ACHO QUE QUEM NÃO SABE EXPRESSAR SEU PENSAMENTO COM CLAREZA, NEM DEVERIA DAR PALPITES"
Puxa! Quero um dia ser tão assertivo, a ponto de me expressar com tamanha clareza, de forma a poder me expressar! Quem sabe assim serei digno de debater com gente tão sábia e capacitada quanto ele! Sabe qual nome dou a esta postura: prepotência. Magenco, todos tem direito de se expressar amigo! Esta tua postura é uma perigosa semente que gemina fundamentalismo, sectarismo e ditadura. Deixe as pessoas se expressarem, mesmo quando elas não foram tão precisas quanto você acha que é. Cuidado, como diz o Paulo (e Einstein), somos todos pó.

Abraços a todos
Cesar
SPaulo/ SP

Anônimo disse...

Interessante isso:

"A proposta da liberade total. Deus quer que o homem cresça em amor para com o próximo, aprenda a amar, acabe com as guerras, aprenda a olhar para quem nada tem... É este o sonho e o anseio de Deus."

Esse deus é um brincalhão, tipo criança perversa que bota fogo no rabo do gato para ver se ele pula na bacia de agua.

Vejamos:
Antes não havia nada... além de deus, o incriado, claro! ...hehehe!

Então deus criou tudo e ainda o "serumano", animais e plantas.
Bom esse deus que criou a vida fez a vida de uns depender da morte de outros. Um bom deus! Alías, segundo uns, tudo foi feito para o "serumano", devendo este matar animais e vegetais para sobreviver segundo o que o bom deus quer.

O bom deus também criou doenças horriveis e fez com que "seresumanos" nascessem com graves doeças e deformidades.
O bom deus criou toda sorte de males para que o "serumano" livre desenvolvesse as curas, depois de séculos de sofrimento. ...essa é das boas, né não?

Enfim, há muito que falar. Mas o tal bondoso deus fez tudo isso porque ele é bom e quer o "serumano" cuidando do outro "serumano" espontaneamente. O bom deus quer o "serumano" livre e por isso não se mete das pugnas humanas.

Mas tal deus, mesmo dando livre arbitrio e querendo o homem livre para escolher, andou exibindo-se para uns e outros e dizendo a estes COMO ELE QUER QUE O HOMEM SE COMPORTE. ...PQP! Não fez isso ante todos e nem tem aparecido cá pela Terra ultimamente ...hohoho!

Ou seja, ele quer o homem livre MAS DITA AQUILO QUE O HOMEM DEVE SER, de tal modo que estes homens iluminados pela voz divina, acabaram escrevendo as determinações divinas que se tornaram o "certo a se fazer". Aliás, Javé, por exemplo, ANDOU DETERMINANDO QUE SEUS OBEDIENTES SEGUIDORES MATASSEM MUITA GENTE, DESDE HOMENS, MULHERES, CRIANÇAS ATÉ DE PEITO E ANIMAIS das tribos inimigas que não o tinham como deus e por tal não o obedeciam.

Ou seja, as pugnas humanas se dão porque o deus não espalhou a bonança e nem fez o "serumano" uma vida autonoma que não precisasse disputar nada. Esse deus planejou a escassez para que o homem ajude o seu próximo ...essa é melhor ainda, né não?

Enfim, tal deus gosta de bricar vendo todas as desgraças que ele mesmo criou. E não tinha necessidade alguma de faze-lo.
...Esse deus é um canalha, perverso no úrtimo, pois não se apresenta a todos, querendo que homens convençam homens sem apresentar evidencia alguma. É perverso demais o safado!

Anônimo disse...

ZAPPI, DESCULPE USAR SEU ESPAÇO PARA RÉPLICAS, MAS PRECISO DIZER AO CÉSAR CRUZ QUE ELE NÃO ME ENTENDEU. EU NÃO DISSE QUE AS PESSOAS DEVERIAM SER PROIBIDAS DE OPINAR; DISSE APENAS QUE ELOGIAVA A PACIÊNCIA DO ZAPPI EM ELABORAR RESPOSTAS A COMENTÁRIOS CONFUSOS OU MAL FORMULADOS. ESPERO QUE ESSA DIFERENÇA TENHA FICADO CLARA. DE RESTO, O PRÓPRIO ZAPPI, EM SUA RÉPLICA, FEZ MENÇÃO A ESSE ASPECTO. OBRIGADO. MaGenCo