2008-05-06

Homeopatas, charlatães ou idiotas?

Em resposta a um comentário no post abaixo, vejo-me obrigado a explicar um pouco melhor o que disse lá sobre a "não-disciplina" chamada homeopatia.

A "homeopatia" não diz nada sobre que produto cura qual doença. Só se preocupa com "sintomas". Ela se limita a receitar venenos que causam os mesmos sintomas da doença que se deseja tratar.

"Mas - pergunta o astuto leitor - receitando venenos não se mata o paciente?"

Sim, mas a baboseira chamada homeopatia já pensou nesse probleminha: dilui-se o produto venenoso tanto a ponto de que não há produto no remédio (veja aqui se não acredita em mim).

"Como não há? Sempre há alguma coisa!"

O genial homeopata pega uma parte do veneno e dilui em 100. Assim teria um veneno diluído a 1% (eles nunca falam em porcentagens, o cérebro não lhes chega a tanto). Então eles tomam uma parte desse produto e repetem a operação, chegando a 1%. Mais uma vez... 0,01% e mais outra... 0,0001%. Entretanto não para aí. As diluições típicas dos batuqueiros que se querem médicos consistem em repetir vinte vezes a operação acima. Então o resultado percentual é de 0,000000000000000000000000000000000000000000000001% ou algo que se assemelhe. Bom, todos sabemos que um grama de hidrogênio tem 6×1023 átomos. Se o produto for, digamos, fígado de pato (não riam, os homeopatas tem complexo de bruxa mas se acham gente séria), o número de moléculas tende a ser menor, já que as moléculas são maiores e mais complexas.

Uma vez passando pelas diluições que os homeopatas requerem, não sobra absolutamente NADA de fígado de pato no "remédio". Nem uma única molécula! O que acontece é que você fica comendo bolinhas de açucar ou gotas de água, achando que vai se curar. Às vezes você se cura. Aí o homeopata diz que foi ele que curou você. Entendeu?

Há muito tempo tenta-se demonstrar cientificamente que a homeopatia funciona. Nunca houve nenhum estudo que o comprovasse. Mas os caras insistem.

Em resumo, a resposta ao título do post é a seguinte: se o "homeopata" acredita que curou você, ele é um ignorante. Se ele sabe que não curou, mas mesmo assim tira o seu dinheiro, então é um charlatão. Se for um ignorante, ainda pode ser que alguém lhe ensine algo e o salve do seu erro. Pode até ser que ele comece a pensar depois de ler este post.

Se além de ignorante for um idiota... aí provavelmente não tem jeito.

Está claro agora?

6 comentários:

Anônimo disse...

Zappi, suas críticas mostram que você tem uma noção muito superficial do que é a Homeopatia. Os homeopatas sabem que não há matéria nos remédios. Apos a 12a diluição centesimal não há moléculas da substância original. Isso é ensinado no curso básico. Mas a idéia é que permanece uma impressão da substância original, ou através de mudança nas moléculas do solvente ou em um nível da matéria que desconhecemos. Não é errado usar de modo prático alguma coisa sem conhecer a fundo o que ela é. A humanidade usou o fogo milhares de anos antes de saber o que era a combustão e navegava antes do Arquimedes gritar eureka na banheira. Não se sabe por que os remédios funcionam. Mas eles têm efeitos.

E os homeopatas conhecem o placebo. Até o usam com pacientes que pedem remédios fora de hora (algo que considero antiético). E na experimentação de medicamentos. Sabem, portanto, diferenciar os efeitos.

Também não é certo que na Homeopatia não se tratam doenças, só doentes. Há mais de uma corrente interna, alguns remédios são específicos para doenças definidas e outros são elaborados diretamente de agentes etiológicos.

Não sou homeopata nem uso remédios homeopáticos, mas se você quiser criticar a Homeopatia acho que deveria ter um pouco mais de conhecimento.

Zappi disse...

Ok, Gerson. Vamos ver o que temos aqui.

1. Os homeopatas sabem que não estão dando remédio para os pacientes, mas acham que "misteriosamente" esse não-remédio funciona.

2. Eles não acreditam nos testes normalmente feitos com remédios, pois estes demonstram que os homeopáticos não são mais que placebo.

3. Homeopatas tratam pacientes doentes com esses não-remédios, mesmo sabendo que não contém nenhum medicamento e é impossível verificar se foram feitos de acordo com o "batuque" homeopático ou se são simplesmente bolinhas de açucar.

4. Você me diz que preciso saber mais a respeito para criticar? Meu querido, isso é a resposta típica de todas as seitas e religiões. Eles querem que quem as critica estude teologia, outra não-disciplina. Não preciso. Já entendi a fraude.

5. Não só é fraude, como a prática da homeopatia deveria ser tratada como fraude criminosa. Arrisca a vida do paciente e nega 200 anos de avanço da medicina, responsáveis pelo aumento na qualidade de vida e expectativa de vida de uma população de bilhões.

Bonito isso. Entre homeopatia e umbanda, prefiro a segunda. Pelo menos os umbandistas não se travestem de cientistas.

Frodo Balseiro disse...

Zappi, muito bom esse seu post!
Sempre achei a homeopatia um questão de polícia. É curandeirismo explícito, crime do jaleco branco, estelionato, exploração da boa fé pública!
Não existe um único estudo, por mais chinfrim que seja, que comprove que a homeopatia cure. Cura tanto quanto a aromaterapia, cromoterapia, florais de Bach, esas picaretagens monumentais que os espertos impõe à ignorância popular!

Anônimo disse...

Muita gente confunde homeopatia com fitoterapia.Esta funciona em alguns casos,infusões e chás,p.e.,mas neles há princípios ativos, extratos que até são usados em medicamentos alopáticos em doses mais concentradas,ou ativos modificados, porém têm substâncias ativas.No produto homeopático há apenas água,misturada com alguma coisa para dar gosto,muitas vezes álcool( um perigo pra quem precisa se abster de álcool,os alcoolistas,e/ou açúcar e farinha em pílulas.Periga um diabético tomar uma coisa assim e acabar em crise num hospital, qdo não morre antes de chegar lá, com parada cardíaca.
É o litro de água mais caro do mundo!
Funciona pra uns? pode ser,por conta da tal auto-sugestão.

Lia

Anônimo disse...

É incrivel ler tantos comentários idiotas feitos por idiotas, com ideia préconcebidas sobre aquio qua não sabem. Informem-se.
Então a Homeopatia não existe, não funciona?
Alguem já se informou sobre o que é a Homeopatia?alguem ouviu falar do teste thermo-emunescence editado no melhor e mais conhecido jornal cientifico da actualidade?
Este teste veio provar em 2006 que a Homeopatia funciona e como ela funciona, ou seja como os remedios homeoapaticos acima dos valores de avogrado ( ou seja 12C ) funcionam!
informem-se seus idiotas.
Só mais uma coisa- ao injcrivel usuário quando se refere que a Homeopatia não diz nada sobre o produto que cura a doença! É porque você é burro mesmo e nunca leu que a Homeopatia não cura a doença mas sim o Paciente!!

Marco disse...

não conheço "teste thermo-emunescence", e gostaria muito de conhecer, mas não há nada sobre isso em toda a internet,,,

:(