2008-11-14

Os criativos brasileiros



É fato sabido que os brasileiros são mais criativos. Basta observar alguns exemplos da inteligência local para perceber que temos seres muito criativos. Por um lado o fantasticamente original presidente Lula, que por algum motivo foi eleito o "rei". Lula usou os sindicatos para enriquecer pessoalmente, para conquistar poder. Vendeu greves aos sindicatos estrangeiros e vendeu "volta ao trabalho" aos capitalistas. Agora vende parte do Brasil ao Vaticano (veja aqui). Compromete-se a "fornecer" espaço para a igreja. Gratuitamente, claro. Vendeu o compromisso de garantir a isenção de impostos à igreja. Vendeu também a garantia de que os religiosos vão continuar a esconder bandidos, já que padres não precisam falar a verdade para a polícia. Vendeu também o perdão da dívida a países como Cuba e países africanos.

O que o Lula tem de original é que as "vendas" que ele faz são sempre um jogo ganha-perde. O Lula ganha e todo o resto da sociedade perde. Originalíssimo.

Agora o que é mais triste é a oposição ao óbvio banditismo de Lula. Há um blogueiro famoso chamado Reinaldo Azevedo que tem o mérito de ter mostrado muitos dos defeitos e trambiques do governo petista - que ele chama corretamente de petralha (petista+metralha, ou será petista+canalha?). Mas aí vem a originalidade brasileira, que é aparentemente inevitável: tudo o que ele critica com justiça no Lula e PT ele defende em outra instituição criminosa: a igreja católica. Todos os roubos da igreja são automaticamente justificados por este cuja tara religiosa não conhece limites. É mesmo impressionante vê-lo defender absurdos óbvios como a "infalibiliade papal" e outras sandices.

Tudo o que o Reinaldo corretamente defende acaba totalmente destruído por sua cretinice religiosa. Reinaldo é racional até que se fale a palavra catolicismo. Nesse momento ele torna-se um tapado tão original que ficamos em dúvida se aceitamos qualquer coisa que ele possa sugerir em outras áreas. A sua agenda inclui a defesa INCONDICIONAL da religião católica. É outro vendido.

A originalidade do brasileiro é que deve ser o problema aqui. Talvez se os brasileiros não fossem tão originais, tão "espertinhos" como o Reinaldo e o Lula com suas agendas ocultas, o Brasil teria alguma chance de progredir. Mas do jeito que está, a solução é picar a mula.

3 comentários:

ph disse...

Dá-lhe, Zappi! Na veia.
vou linkar lá.

Zappi disse...

Obrigado ph!

Anônimo disse...

Não sou advogado do Reinaldo Azevedo mas acho que vc também prega uma perseguição IRRACIONAL aos católicos e a ele.
Ele é bem claro sobre o assunto, é uma questão de aceitar o dogma da Igreja Católica, e isso não é imposição para ninguém. Vc não precisa ser católico e nem acreditar no que pregam, basta respeitar-los, desde que não estejam interferindo em sua vida.
Também não concordo com muitas coisas que a Igreja Católica defende, mas também não concordo com muitas outras coisas de outras religiões, seitas, agremiações, partidos, governos, etc. Faz parte da vida, se não houvesse divergências seria porque não existem problemas, e quando não houver mais problemas o ser humano, e sua incrível capacidade intelectual, não terá mais razão de existir.

Abraço,

Gino/SP