2010-08-06

Você fala chinês! Não sabia? Então leia abaixo!

我已经知道如何理解什么是其他语言编写的!

Não entende o que está escrito acima? Antes do fim deste post você vai ser capaz de entender.

A linguagem existe desde o início da humanidade. Linguagem? Melhor dizer "linguagens" já que cada pequeno grupo humano inventa a sua própria língua, completamente diferente das demais.

Este problema já foi mencionado na antiga fábula da "Torre de Babel", a qual infere que a diferença nas linguas é a principal causa da desunião entre seres humanos.

Bom, e se eu disser que esse problema pertence ao passado?

Um serviço do Google, o google translate permite traduzir de qualquer língua para qualquer língua. O sistema não é perfeito mas é suficientemente bom para ser incrívelmente útil.

Se você quiser traduzir o texto acima, simplesmente copie e cole no google translate para traduzir para qualquer idioma. O translate até detecta qual a língua que você está tentando traduzir.

Uma dica: se você quiser escrever uma carta em chinês, use o sistema duas vezes. Traduza primeiro do português para o chinês e depois traduza de volta para verificar se o sentido não foi muito distorcido. Mantenha as frases curtas e simples e troque as palavras e as construções até conseguir o resultado desejado.

E aí? Já sabe o que vai escrito acima?




3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Paulo,

Por acaso eu tinha baixado esse programa do site do Google há cerca de um mês (se bem que dá para usar também "on line").
Como dizem os nossos amigos lusitanos: é bestial.
É claro que meus netos acham esse recurso absolutamente normal, mas eu não consigo de deixar de ficar pasmo.

Abraços

Claudio Janowitzer
Rio de Janeiro

Felipe Pait disse...

É isso! Bota o link no twitter, e vai vendo o que acontece.

tunico disse...

Sim! Já sei!