2011-08-04

Os Estados Unidos tem um Comunômetro

O que é comunismo?

Comunismo é só um socialismo extremo.

O que é socialismo? Socialismo é o sistema econômico onde o governo controla a economia. Não há liberdade para empreender e os poucos audazes que empreendem pagam a conta de todos os demais parasitas do sistema. Em outras palavras, o Socialismo é uma gigantesca estupidez burocrática.

Como saber se um país se aproxima do sistema socialista?

Deveria ser fácil descobrir se um país se aproxima ou afasta do socialismo. Basta calcular todos os gastos do governo e compará-los ao produto interno bruto do país. Assim, se o governo gasta mais de, digamos, 40% da riqueza gerada no país, já se pode dizer que o país é socialista.

Na prática os governos fazem de tudo para esconder este número. Uma empresa estatal ou parcialmente sob controle do estado, por exemplo, pode esconder transações que são governamentais fazendo-as aparecer como transações de mercado. Os governos tampouco gostam de divulgar a soma dos gastos, atendo-se à esfera federal, por exemplo, para ajudar a esconder a negra realidade.

Mas imaginem que se possa fazer no Brasil o que fazem os americanos, ou seja, verificar os gastos totais dos governos Federal, Estadual e Municipal e constatar quanto da economia está efetivamente em mãos do Estado.

O resultado é surpeendente! Os Estados Unidos estão se aproximando do comunismo a uma velocidade impressionante. Olhem o gráfico abaixo:



Neste gráfico é fácil ver que o governo gastava muito menos antes da primeira guerra. Após a primeira guerra os gastos subiram de patamar de 8 para 12% do PIB. Na depressão os gastos praticamente dobraram, para 20% do PIB. Aí veio a segunda grande guerra, os gastos explodiram e... subiram de patamar novamente. Após a guerra os gastos passaram de 20% para praticamente 30% do PIB, e vem subindo desde então. Na década de 90, com o fim da guerra fria, os gastos militares diminuiram mas as pensões, gastos com saúde e seguridade social continuaram aumentando, de modo que a partir de 2000 o patamar sobe gradualmente para 35% do PIB. Agora, na Era Obama os gastos subiram para 40% do PIB e provavelmente vão explodir, já que Obama exigiu e o governo aumentou de maneira irresponsável o limite de gastos públicos.

Já era! Os Estados Unidos são agora um país socialista.


2 comentários:

Felipe Pait disse...

Parece que houve um aumento grande dos gastos do governo durante o governo Bush, após uma diminuição durante o governo Clinton, né? Eu não chamaria o Bush de comunista, mas de fato o povo que ainda acredita em luta de classes nos Estados Unidos se refugiou no partido republicano.

Zappi disse...

Prá você ver, Fritz!

As pessoas podem dizer o que são e a que vieram quantas vezes elas quiserem. Entretanto quem quer que aumente o governo é socialista e quem o diminui é capitalista. Clinton portanto era mais capitalista que Bush... agora quanto ao Obama... é o menos capitalista dos três!!!