2009-03-28

O bom racismo

Está claro agora. No Brasil existem dois tipos de racismo. O primeiro é aquele que discrimina contra negros, pobres (ainda que pobres não sejam uma raça), nordestinos (raça?), petistas (raça maldita), índios, mulatos ou analfabetos (raça dos sem-letras?), e é considerado um crime inafiançável. E existe também o outro, o "bom" racismo, que discrimina contra os "loiros de olhos azuis".

Agora, aproveitando-se de que a maioria dos brasileiros é composta de pessoas com olhos e cabelo escuros, o Lula diz que a crise econômica foi causada pelos "loiros de olhos azuis". O que o Maloqueiro-mór disse não foi considerado por muitos um comentário racista. Os jornais internacionais, surpreendentemente, não atacaram a declaração do brasileiro. Gordon Brown disse, apropriadamente, que foi um comentário para "consumo interno" brasileiro somente. O que Lula disse foi pensado especialmente para incitar o racismo na população brasileira, assustar os ricos e estimular os ladrões de posses alheias. O conceito de que roubar de ricos não é crime já está firmemente estabelecido nesse país invertido que é o Brasil.

Agora o analfabeto - que não pode ser discriminado - pode apontar para o loiro de olhos azuis e dizer: "A culpa é sua!". Está amparado pela sábia declaração de Lula. "Eu não tenho olhos azuis", diz o brasileiro médio, e isso o alivia de toda a responsabilidade, o exime de todo racismo e o faz ficar indiferente ante a declaração que identifica a crise econômica com características físicas de pessoas.

O Lula não inventa nada, só copia. No Zimbabwe, aos fazendeiros "brancos" foi atribuida a culpa dos problemas locais, e acabaram por ser expulsos do país. Os Zimbabwenses "não-brancos" não puderam fazer com que as terras que eram dos "brancos" produzissem, e consequentemente passaram fome. Agora o governo do Zimbabwe está tentando fazer com que os "brancos" voltem. Poucos o farão, com medo de ser trucidados pela multidão alucinada que já havia sido incitada pelo próprio governo a roubar, matar e invadir as terras dos "brancos".

O racismo "bom", por uma estranha coincidência, é sempre aquele que discrimina contra os "outros". Como no Brasil os "outros" tem olhos azuis, este racismo tem tudo para alcançar altos índices de popularidade.

Não há racismo bom. Sempre é possível reverter a moeda. Racismo não é mais que atribuir características negativas a portadores de uma particularidade física. É isso que o Lula fez e, infelizmente, não foi por acidente.

5 comentários:

Felipe Pait disse...

Obama ou Gordon Brown não falam mal do Lula porque o resto dos colegas dos 3 são muito piores. Nem falando dos Chávez ou Kirchners, dos Putins ou dos Maos, se depender dos Berlusconis ou Merkels a gente vai ter a 2 depressão logo logo. O Lula é um dos melhores. Hoje não falo mais mal dele.

Frodo Balseiro disse...

É inacreditável a enxurrada de ignorância que vem lá dos lados do Planalto!
Isso já não é mais vacilo,ou gafe.
É a ausência completa de NOÇÃO!

CESAR CRUZ disse...

Ausência de noção e de Nação, pois com o Lula...

Ryan disse...

Isso é o que acontece quando leis igualitárias não produzem os resultados desejados. Quando isso aconteceu aqui nos EUA, eles estabeleceram leis e políticas que produziam os resultados desejados, mesmo que fossem racistas e discriminatórias.

Nem o Brasil, nem os EUA pode seguir assim.

quilombonnq disse...

REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA !
A COMUNIDADE NEGRA AFRO-LATINA BRASILEIRA
APOIA E É SOLIDARIA AO POVO PALESTINO.VIVA A PALESTINA!
Viva! Chàvez! Viva Che!Viva! Simon Bolívar! Viva! Zumbi!
Movimento Chàvista Brasileiro

Manifesto em solidariedade, liberdade e desenvolvimento dos povos afro-ameríndio latinos, no dia 01 de maio dia do trabalhador foi lançado o manifesto da Revolução Quilombolivariana fruto de inúmeras discussões que questionavam a situação dos negros, índios da América Latina, que apesar de estarmos no 3º milênio em pleno avanço tecnológico, o nosso coletivo se encontra a margem e marginalizados de todos de todos os benefícios da sociedade capitalista euro-americano, que em pese que esse grupo de países a pirâmide do topo da sociedade mundial e que ditam o que e certo e o que é errado, determinando as linhas de comportamento dos povos comandando pelo imperialismo norte-americano, que decide quem é do bem e quem do mal, quem é aliado e quem é inimigo, sendo que essas diretrizes da colonização do 3º Mundo, Ásia, África e em nosso caso América Latina, tendo como exemplo o nosso Brasil, que alias é uma força de expressão, pois quem nos domina é a elite associada à elite mundial é de conhecimento que no Brasil que hoje nos temos mais de 30 bilionários, sendo que a alguns destes dessas fortunas foram formadas como um passe de mágica em menos de trinta anos, e até casos de em menos de 10 anos, sendo que algumas dessas fortunas vieram do tempo da escravidão, e outras pessoas que fugidas do nazismo que vieram para cá sem nada, e hoje são donos deste país, ocupando posições estratégicas na sociedade civil e pública, tomando para si todos os canais de comunicação uma das mais perversas mediáticas do Mundo. A exclusão dos negros e a usurpação das terras indígenas criaram-se mais e 100 milhões de brasileiros sendo estes afro-ameríndios descendentes vivendo num patamar de escravidão, vivendo no desemprego e no subemprego com um dos piores salários mínimos do Mundo, e milhões vivendo abaixo da linha de pobreza, sendo as maiores vitimas da violência social, o sucateamento da saúde publica e o péssimo sistema de ensino, onde milhões de alunos tem dificuldades de uma simples soma ou leitura, dando argumentos demagógicos de sustentação a vários políticos que o problema do Brasil e a educação, sendo que na realidade o problema do Brasil são as péssimas condições de vida das dezenas de milhões dos excluídos e alienados pelo sistema capitalista oligárquico que faz da elite do Brasil tão poderosa quantos as do 1º Mundo. É inadmissível o salário dos professores, dos assistentes de saúde, até mesmo da policia e os trabalhadores de uma forma geral, vemos o surrealismo de dezenas de salários pagos pelos sistemas de televisão Globo, SBT e outros aos seus artistas, jornalistas, apresentadores e diretores e etc.
Manifesto da Revolução Quilombolivariana vem ocupar os nossos direito e anseios com os movimentos negros afro-ameríndios e simpatizantes para a grande tomada da conscientização que este país e os países irmãos não podem mais viver no inferno, sustentando o paraíso da elite dominante este manifesto Quilombolivariano é a unificação e redenção dos ideais do grande líder zumbi do Quilombo dos Palmares a 1º Republica feita por negros e índios iguais, sentimento este do grande líder libertador e construí dor Simon Bolívar que em sua luta de liberdade e justiça das Américas se tornou um mártir vivo dentro desses ideais e princípios vamos lutar pelos nossos direitos e resgatar a história dos nossos heróis mártires como Che Guevara, o Gigante Osvaldão líder da Guerrilha do Araguaia. São dezenas de histórias que o Imperialismo e Ditadura esconderam. Há mais de 160 anos houve o Massacre de Porongos os lanceiros negros da Farroupilha o que aconteceu com as mulheres da praça de 1º de maio? O que aconteceu com diversos povos indígenas da nossa América Latina, o que aconteceu com tantos homens e mulheres que foram martirizados, por desejarem liberdade e justiça? Existem muitas barreiras uma ocultas e outras declaradamente que nos excluem dos conhecimentos gerais infelizmente o negro brasileiro não conhece a riqueza cultural social de um irmão Colombiano, Uruguaio, Venezuelano, Argentino, Porto-Riquenho ou Cubano. Há uma presença física e espiritual em nossa história os mesmos que nos cerceiam de nossos valores são os mesmos que atacam os estadistas Hugo Chávez e Evo Morales Ayma,Rafael Correa, Fernando Lugo não admitem que esses lideres de origem nativa e afro-descendente busquem e tomem a autonomia para seus iguais, são esses mesmos que no discriminam e que nos oprime de nossa liberdade de nossas expressões que não seculares, e sim milenares. Neste 1º de maio de diversas capitais e centenas de cidades e milhares de pessoas em sua maioria jovem afro-ameríndio descendente e simpatizante leram o manifesto Revolução Quilombolivariana e bradaram Viva a,Viva Simon Bolívar Viva Zumbi, Viva Che, Viva Martin Luther King, Viva Osvaldão, Viva Mandela, Viva Chávez, Viva Evo Ayma, Viva a União dos Povos Latinos afro-ameríndios, Viva 1º de maio, Viva os Trabalhadores e Trabalhadoras dos Brasil e de todos os povos irmanados.
O.N.N.QUILOMBO –FUNDAÇÃO 20/11/1970
quilombonnq@bol.com.br