2015-03-23

O Esquerdista - parte 2: O poder

O Esquerdista e o Poder


Nosso amigo Esquerdista tem um fascínio enorme pelo poder. Isso se dá supostamente porque o Esquerdista sabe que somente pela força é possível tirar bens de uns para dar para os outros. É continuamente obcecado em alcançar uma posição de poder, onde possa manipular muito dinheiro. A sua justificativa é que ele merece porque quer ajudar a distribuir riqueza para os "menos favorecidos" mas assim que consegue a cobiçada posição invariavelmente enriquece. 

Uma característica clássica do Esquerdista é a negação do óbvio. Nesse aspecto é uma criatura muito complexa. Por um lado odeia e inveja os ricos, por outro lado tenta enriquecer a qualquer custo. Como é um completo inútil, o Esquerdista jamais enriquece criando valor, sempre de alguma maneira rouba de alguém. Uma vez rico, quer sempre mais e acredita ele é moralmente superior porque o seu dinheiro foi roubado de outros que tinham mais do que ele. 

Com o tempo, o Esquerdista poderoso esquece que só deveria tirar dinheiro de quem tem muito para dar para si mesmo e começa a roubar dos pobres. Isso mesmo, ele tira daqueles a quem ele jurou defender. Para poder justificar para si mesmo esta estranha manobra, ele divide os pobres entre "ricos" e "paupérrimos". A sua nova definição permite-lhe achincalhar os pobres sem a menor culpa.

Como a última coisa que passa pela cabeça do Esquerdista é a criação de valor, ele continua nesta trajetória descendente até a destruição total. O interessante é que mesmo quando todos já estão paupérrimos, o Esquerdista poderoso continua tomando banho de leite que jorra de torneiras de ouro.


Nenhum comentário: