2019-02-11

Como saber se o Brasil vai melhorar (ou não...)


Na confusão de desgraças que se sucedem nas notícias é natural que se perca a esperança na melhora do Brasil .

Não faltam abutres para se aproveitar de um ou de outro desastre sucessivo para culpar a livre-iniciativa, o capitalismo, a direita, etc. O fato é que o estado desastroso em que o Brasil se encontra é fruto de muitos anos de PT e muitos anos de PSDB concatenados que perpetuaram tudo o que de ruim foi deixado pelos anos de regime militar.

Hoje o discurso da direita é que os milicos fizeram tudo certo e que o PT e o PSDB estragaram o país e o discurso da esquerda... Bom, eles querem Maduro na Venezuela e Lula Livre. FHC faz o maior papel de palhaço defendendo a esquerda e o Lula, provando que PSDB e PT são só pseudo-partidos cujo intuito único é roubar. Meio difícil a situação da esquerda hoje em dia.

Voltando aos maravilhosos milicos, muito do que ainda falha no Brasil é herança dessa época. Os militares foram estatizantes e corruptos. Povoaram todas as estatais com militares com altos salários e não tenho dúvida alguma que tipos como o Mourão estão de olho nessas boquinhas.

A confusão continua. Como saber se o Brasil vai melhorar? Uma coisa é certa, ler os livros de FHC não vai ajudar ninguém a entender a grande zorra que é esse país.

No espírito de ajudar os meus colegas brasileiros que estão imersos nesse mar de notícias lamacentas, aqui dou uma dica do que observar para determinar se algo vai mudar. Esqueça as declarações do Moro, as falas do Guedes, os arroubos do Bolsonaro, a choradeira dos Petralhas, a histeria do Senado e da Câmara e as idiotices do STF, TSE, STJ, TRT; esqueça a conversa infindável sobre reforma previdenciária, trabalhista, tributária.

O acúmulo de imbecilidades é simplesmente demasiado vasto. Olhe só para uma coisa...

Compre qualquer coisa online, fora do Brasil, no valor de, digamos, 100 dólares.

Quando chegar verifique quanto o governo cobrou de imposto.

Hoje é assim:

O governo brasileiro pega os 100 dólares da fatura, soma o frete declarado (digamos que seja 40 dólares) = total: 140 dólares.

Nesse total eles aplicam 60% de imposto de importação. Sim, ouviram direito: sessenta por cento. O total é agora de 140 + 84 = 224 dólares.

Claro que não termina aí, a sanha doentia do governo brasileiro é incontrolável. Sobre o total eles enfiam mais 21% a título de ICMS, total: 271 dólares. Acaba aí? Claro que não, eles ainda cobram mais 20 dólares para pagar o trabalho enorme que eles tiveram em calcular o imposto da sua encomenda. Total: 291 dólares.

O governo brasileiro, pasmem, cobra 191% de impostos sobre uma compra de míseros 100 dólares feita por um zé mané qualquer. Isso é roubo em uma escala indescritível.

Para efeitos de comparação, o governo da Austrália cobra 10%, mas só se o valor da encomenda for maior do que 1000 dólares. Se for menor não cobra nada.

A Australia cobra 10%, o Brasil 191%. Essa distorção monstruosa vem lá de longe, do regime militar e das múltiplas proibições de importação que fizeram a festa de contrabandistas e corruptos por mais de meio século.

Anotem: é desse número que depende o futuro do Brasil. Hoje é 190%. Quanto menor, melhor. Em países civilizados é 10%...

Boa sorte!

2 comentários:

Otacilio Miranda Guimaraes disse...

Parabéns, Zappi, este é um método infalível para saber se o Brasil vai melhorar. Eu antecipo minha opinião: eu acho que não vai melhorar porque o Brasil gosta de ser assim como é.

Zappi disse...

Olá Otacílio, obrigado pelo comentário. O sistema é infalível mesmo porque só se as finanças estiverem sob controle, se os corruptos estiverem presos e se o sistema estiver enxuto é que valores razoáveis de imposto poderão ser cobrados.

Além disso, sem importação livre o crescimento é muito difícil, ou seja, estes impostos engessam a economia mais do que uma ditadura comunista.

Eu torço para que funcione mas quando será que veremos alguma diferença?