2021-02-07

A grande mentira digital


 
Nos, os humanos, ainda não entendemos direito o que é o mundo digital. 
 
Acostumados que estamos com máquinas como a máquina de escrever, onde ao apertar a tecla "A"  invariavelmente vemos impresso no papel uma letra "A", acreditamos que todas as máquinas do mundo se comportam da mesma maneira. Afinal, é fisicamente impossível para a máquina de escrever imprimir uma letra "F" se apertarmos a tecla "A". Isso sempre foi e será assim, acreditamos.
 
Acontece que hoje em dia ninguém usa máquinas de escrever. Hoje usamos o "computador", que de certa forma simula o comportamento de uma máquina de escrever: quando apertamos a tecla "A" em um editor de texto, fielmente vemos na tela a letra "A".

Entretanto essa certeza de que aquilo que fazemos com o computador é o resultado unicamente de nossa vontade é somente uma ilusão, resultante do fato de estarmos acostumados a entender o mundo das máquinas imutáveis e fiéis, como a máquina de escrever. Nada está mais longe da realidade entretanto.

Quando apertamos a tecla "A" num editor de texto em um computador, é necessário que um programa complexo de edição de texto primeiro reconheça que apertamos esta tecla, depois traduza esta tecla para o equivalente de uma letra "A" na memória do computador e finalmente mostre a letra "A" na tela como aconteceria na máquina de escrever. Mas diferentemente da máquina de escrever não há realmente nada físico que force a letra "A" a aparecer. Poderia ser qualquer outra letra. Ou nenhuma. Tudo depende da vontade de quem escreveu o programa de edição de texto. 

Um programa de edição de texto somente se comporta como uma máquina de escrever porque se não se comportar, o usuário trocaria de programa imediatamente. Afinal usamos o computador para editar textos. Se não funcionar, jogaremos esse fora e compraremos outro computador, outro programa.

Em resumo, o fabricante de programas de edição de texto perde dinheiro se o software não se comportar como uma máquina de escrever. Esse é o único motivo pelo qual o seu editor de texto funciona como desejado.

Este foi o exemplo da máquina de escrever. E se em lugar de escrever, um programa de computador for escrito para armazenar votos? Podemos ter a mesma certeza de que quando apertamos o botão do candidato "A", um voto irá para o candidato "A" e não para o "B"?

Agora a situação fica difícil. Não conseguimos visualizar o voto da mesma maneira que a tecla na máquina de escrever. Esse voto vai para uma "caixa preta", desvinculada por lei do eleitor, cujo voto é secreto. Como confiar que os votos estão sendo contados corretamente?

No mundo digital isso é possível somente se quem escreve o programa perder dinheiro se o programa funciona errado. Infelizmente no mundo de hoje roubar votos do candidato "A" para o candidato "B" pode ser incrivelmente lucrativo. E no mundo digital, se for lucrativo, acontecerá. Com 100% de certeza.
 


Nenhum comentário: