2006-03-27

Imigração e emigração

Quando algo está errado, deve ser mudado. Nada me impressionou mais aqui que este princípio, seguido à risca. A função do governo é clara: deve melhorar as condições de vida do cidadão médio. Para isso proporciona um ambiente propício a investimentos, pesquisa tecnológica, exportação de serviços e produtos com alto valor agregado.

A Austrália é uma ilha. Gigantesca, é verdade, mas isoladíssima do resto do mundo. Começou como um continente-presídio, onde eram enviados os bandidos britânicos. Não ficavam soltos aqui, não. Um lugar digno de visita é o presídio de Port Arthur, no sul da Tasmânia. Um trabalho tremendo de pesquisa procurou resgatar o histórico de alguns pobres-diabos que foram enviados para lá por crimes menores. A pequena "Ilha dos Mortos" tem mais de 15 mil ossadas de prisioneiros que encontraram seu fim em Port Arthur. Os britânicos não pensavam duas vezes antes de enforcar quem tivesse feito algo mais grave. Tasmânia era uma segunda chance.

Um começo como esse me faz pensar nas justificativas dadas aos nossos problemas relacionadas com o passado do Brasil. Não faz sentido! Por que a Austrália se desenvolve e o Brasil não?

Acredito que a direção atual das políticas daqui tem sido a mesma durante os últimos 20 anos. Afinal o crescimento econômico australiano tem sido fantástico e não há razão aparente para isso. A Austrália exporta minérios, produtos agropecuários, ouro, nada muito diferente do perfil de exportações brasileiras. É um país isolado com 80% da área coberta por desertos. Desertos de verdade, não aquilo que os nordestinos brasileiros chamam de "seca". O que é diferente?

Uma parte da resposta está na política de imigração. O Brasil efetivamente expulsa seus profissionais mais talentosos, a tão odiada "elite" intelectual, desprezada pelo 'status quo' político. A Australia quer esses mesmos que almejam coisas simples como um futuro para seus filhos, um país decente, trabalho.

Um perfeito exemplo de como a Lei da Soma Decrescente é válida no Brasil e contrabalançada na Australia. O governo atual acha ótimo a elite sair, mas o resultado final é péssimo para o conjunto da população.

Tudo tem um preço, entretanto. Apesar de a Australia aceitar refugiados em pequenos números, a maior parte dos imigrantes tem que passar por uma bateria de testes, entre os quais redação. Isso mesmo: o teste que aterrorizaria nosso atual Presidente da República. Claro que é em inglês. Isso é o mínimo absoluto. Todo mundo tem que fazer, sem exceções. Isso já bloqueia a entrada de uma quantidade enorme de pessoas.

E isso não é tudo. Eles querem jovens e promissores trabalhadores de nível superior. Mais uma bateria de exames e comprovantes, que são efetivamente checados e contra-checados pela embaixada australiana. Funcionários públicos aqui trabalham duro! Ligaram para todas as minhas referências.

Cansei de receber mails de brasileiros querendo vir para cá. O governo do PT realmente assassinou a Esperança. Fico triste com o fato de que a maior parte não vai conseguir. O governo daqui cobra em torno de R$9000 só para avaliar se vai aceitar o imigrante ou não. O resto das exigências aumenta à medida que mais estrangeiros querem se fixar aqui. As leis valem para todos. Ouvi dizer de muitos britânicos que não conseguiram passar todas as exigências.

Quer saber? Fazem muito bem! Novamente o foco é em melhorar o nível daqui. Viva a elite! É isso que eles querem. Estranhamente oposto ao que se pratica aí.

Os xenófobos de plantão não enxergam o mal que "um brasileiro" está fazendo a toda uma geração. Votaram nele pelo fato de que ele fala errado. Autenticidade. Pois bem. Nenhum americano está sabotando o país. Ou será que o Lula é um agente disfarçado da CIA? Hummmm....

A imigração é fonte de recursos para a Austrália. É um dos motores principais do crescimento econômico. Capital intelectual qualificado. Uma genial estratégia, dando frutos continuamente.


Nenhum comentário: