2007-07-11

Quantidade ou qualidade?

Gosto de espantar os australianos dizendo que a cidade de onde vim tem uma população igual à da Australia inteira. São Paulo e as cidades ao redor formam um monstruoso centro urbano com 20 milhões de habitantes. A Australia, com uma superfície similar à do Brasil, tem essa população espalhada entre várias cidades.

Qual é o mérito de se ter muita gente amontoada? Alguém duvida que é melhor ter uma população pequena cujo nível de vida é mais alto do que a concentração de indigência que se encontra em países como o Brasil, Indonésia, Índia ou China?

Durante a semana passada estive em um país cuja população é a mesma da cidade de Melbourne, de somente 4 milhões de habitantes. Ainda estou impressionado pelo que vi e tentarei voltar para lá assim que puder. De que país falo? Da Nova Zelândia.

Em uma próxima postagem tentarei explicar o que vi nesse curtíssimo intervalo de tempo em que estive na "Southern Island", a ilha do sul, um lugar de uma beleza impressionante.

Peço desculpas aos leitores por não postar muito freqüentemente. A dica para facilitar a vida de vocês é colocar o seu endereço eletrônico aí no espaço à direita e clicar no botão "Cadastrar ou Retirar". Você receberá um mail assim que eu postar algo novo. Aguardem!

Um comentário:

Anônimo disse...

Desde 2003 eu moro na Ilha do Norte, em Auckland, onde vive praticiamente a metade da populacao da Nova Zelandia. Queria deixar meu comentario aqui e explicitar meu amor por esse pais, que tao bem me acolheu. Alguem ja disse "small is beautiful", portanto num pais nao muito grande, onde ha uma populacao menor , fica mais facil prover boa educacao, bons hospitais, banheiros publicos limpissimos onde quer que voce va, praias e parques com infra-estrutura para pic-nic, esportes e lazer, temos uma qualidade de vida invejavel. Ha muita seguranca, policiais nem sequer andam armados e o unico documento necessario eh a carteira de motorista.
So lamento pelo meu povo brasileiro, que vive numa ditadura sem perceber, se conforma com migalhas e ainda aguenta um governo corrupto, que nao supre as necessidades de sua populacao, um verdadeiro sangue-suga. Aqui trabalhamos, pagamos impostos, mas somos colocados num pedestal, enquanto no Brasil tudo, tudo mesmo e tao dificil. Pra voce ter uma ideia apos cinco anos aqui em New Zealand estou pedindo cidadania e vou me orgulhar muito quando puder apresentar meu passaporte "kiwi" , serei recebida onde quer que for sem desconfiancas, e deixar pra tras o passaporte brasileiro e a vergonha que sintia cada vez que era interrogada nos aeroportos!!
Patricia