2011-08-07

Nunca vote em recalcados


Posso citar dezenas de exemplos de recalcados e invejosos que fizeram carreira política. Todos eles se voltaram contra quem eles sempre invejaram: as pessoas que criam, os empreendedores, ou aqueles que tem algo que eles não tem. Hoje vou falar de um em particular que foi especialmente hábil em despertar o recalque e inveja latente em muitos americanos.

Claro, estou falando do incompetentíssimo Obama.

Eu mesmo tenho que dar o braço a torcer. No início achei que Obama era melhor do que McCain para os Estados Unidos. Não que McCain fosse realmente reduzir os gastos públicos e colocar a economia americana nos eixos, coisa que Bush tampouco fez. Mas uma coisa é certa: comparando com Bush, Obama é um verdadeiro terrorista econômico.

O governo americano sob Obama só aumentou gastos. A solução, segundo o gênio da economia nascido no Havaí era... aumentar os impostos. Bárbaro! Que idéia genial! Parece coisa de brasileiro. Pelo menos foi essa sempre a maneira encontrada pelos trambiqueiros da América do Sul para resolver seus problemas.

Diminuir os gastos inúteis do governo? Nem pensar! Tudo menos isso!

Em um de seus discursos quando tentava aumentar o teto da dívida americana ele disse que era fundamental que o teto fosse aumentado para evitar a inadimplência do governo americano. Em outras palavras, se não deixarem o Estado pedir mais dinheiro emprestado, o Estado não poderá pagar os juros da dívida que já tinha.

Como é que é?

Vamos fazer uma pequena analogia. Digamos que o seu vizinho lhe deve $1000 reais. É como se ele chegasse e disesse que o único jeito de ele lhe pagar de volta é se você emprestar mais $1500 reais. Aí ele paga mil e passa a dever $1500! Você emprestaria mais $1500 para ele?

Pois é. Os maiores credores dos Estados Unidos não gostaram da fala do presidente e venderam uma montanha de títulos da dívida americana. Para não entrar em colapso imediatamente, o governo americano deu uma de Brasil novamente: pôs a maquininha de imprimir dólares em funcionamento e comprou com dinheiro novinho em folha os títulos da dívida que ninguém mais queria.

Claro que isso terá um resultado muito sério: inflação. Como a inflação que (praticamente) não temos mais no Brasil. Quem diria! Nesse ponto até o Lula foi mais responsável do que Obama, que parece realmente empenhado em destruir a economia dos Estados Unidos.

Moral da história: nunca dê poder aos recalcados. Eles são gente destrutiva por natureza.


Um comentário:

AT disse...

nao ẽ assim simples, a analogia com o vizinho funciona porque ẽ com vizinho.