2015-03-21

Lava-jato


Gostaria de poder ser sutil, mas com esse país de larápios é muito difícil.

Temos por um lado o PT cobrando propina de qualquer um que quiser prestar serviços para empresas públicas. Este é o mesmo PT que faz de tudo para aumentar o tamanho do Estado e que faz de tudo para aumentar as dificuldades de se ter uma empresa no país. Faz sentido, quanto maior a dificuldade de se fazer um negócio e quanto maior a parcela da economia controlada pelo governo, maior o tamanho da propina que o PT cobra. Não se pode dizer que o PT não seja coerente. Querem faturar mais e mais, e os demais que vão pro inferno.

Por outro lado temos os empreiteiros que, convenhamos, adoram a situação. Eles se sentem seguros pagando propina e recebem a garantia de que concorrentes não virão diminuir os seus lucros. E crescem, e faturam altíssimo. Que importa que tenham que pagar uma grana cada vez mais alta para o PT via José Dirceu ou o canalha do dia? É só embutir mais no já superfaturado serviço. No fim, pagar "consultoria" para o Dirceu na Papuda não custa nada. A garantia de não ter que competir internacionalmente vale muito mais.

Isto dá conta de explicar o Petrolão, mas o que não parece claro para muita gente é que este método funciona para tudo por aí e funciona faz muito tempo. Os brasileiros não percebem, como os peixes não notam a água que os circunda. Só nadam, meio afogados e meio atontados no mar viscoso da corrupção contínua.

Agora vou comentar algo que, por incrível que pareça, pouca gente menciona. Tomemos por exemplo os bancos brasileiros. Em um país de juros pornográficos como o Brasil, o melhor negócio que existe é um banco. Rouba de todos em ritmo acelerado, basta que as pessoas depositem ali. Os bancos sempre estiveram de mãos dadas com o governo. O governo garante os juros altos, previne a competição no mercado e basicamente garante os lucros obscenos dos banqueiros brasileiros. Não é muito fácil encontrar um negócio tão bom como um banco brasileiro. 

Vamos dar alguns exemplos. O brasileiro paga pelo menos 6.6 % de juros por mês (veja aqui) ou mais de 110% ao ano. Em qualquer país civilizado os juros são de 6% ao ano ou menos. Os cartões de crédito mais caros cobram 20% ao ano e com isso ganham rios de dinheiro.

Essa diferença é o tamanho do roubo que é o Brasil. Como é que alguém pode pagar o dobro da dívida contraída em um único ano? Que negócio rende 100%? Como um país pode se desenvolver sem crédito? Não pode. E não vai. 

Um país que é baseado no roubo só pode criar mais ladrões. A única maneira de enriquecer é indo para a cama com o governo. Tem só um pequeno problema. Durante a noite o canalha de plantão do governo pode ter mudado de parceiro e você pode acabar tendo que trocar uma cama de luxo pela fétida sarjeta. 

2 comentários:

Felipe Pait disse...

Para quem não gosta do PT, agora é a idade de ouro!

Anônimo disse...

Gostar do PT pode ser só uma de duas coisas:

Ou é um atestado de imbecilidade ou um certificado de banditismo.