2016-04-08

Percepções




Estamos vivendo uma época excepcional. Para provar isso, o melhor é observar como muda a percepção de quem está em volta.

Esta semana mesmo tivemos dois exemplos interessantes de gente mudando de idéia:

Um deputado aliado do governo Dilma: "Se comprovar que o governo está dando cargos para convencer o partido a votar contra o impeachment, vai mudar o seu voto para pedir o afastamento da presidente Dilma". Qual é o deputado que disse algo tão razoável? Paulo Maluf.

O Procurador-Geral da República: "Em manifestação ao Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República pede a anulação do ato de nomeação de Lula como ministro da Casa Civil, acusando 'desvio de finalidade'." O procurador defendia a nomeação até poucos dias atrás, só tendo mudado de ideia agora.

Volto a perguntar: Dilma e Lula viraram canalhas só recentemente ou já eram assim há muito tempo?

Não quero avançar idéias polêmicas aqui, longe de mim tal ousadia. Mas vocês não acham que talvez exista uma mínima possibilidade, minúscula que seja, de que um membro de quadrilha armada em 1964 não tenha se regenerado? Por favor, isto é só uma sugestão inocente, não me levem a mal.

Acho entretanto um tanto estranho que todo mundo comece a perceber ao mesmo tempo. Parece que todo mundo só percebeu na última semana, depois de todos estes anos e de um país destruído. Isso é mesmo um pouco esquisito.

Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no TwitteAssine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no TwitterAssine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no TwitterLeia Mais:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,indignado-com-denuncia-de-compra-de-votos--maluf-diz-que-vai-investigar-colegas-do-pp,10000025090
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter

2 comentários:

Anônimo disse...

É só o velho passatempo nacional, muito popular principalmente entre políticos: oportunismo. O governo do PT acabou e o mito Lula acabou. Agora todos são oposicionistas e tem nojo do petismo, mesmo tendo se esbaldado nele até semana passada. Por isto mesmo que tenho poucas esperanças de uma mudança verdadeira com a queda do PT, são só as mesmas velhas raposas de sempre vestindo uma nova roupagem. Nas últimas semanas o PMDB, Temer, Cunha e Romero Jucá viraram a esperança nacional. Oras, o velhaco do Maluf não iria ficar de fora.

Otacilio Guimarães disse...

Está corretíssimo o comentário, Anônimo. Ninguém está preocupado em salvar o Brasil, mas sim, a própria pele. Para salvar o Brasil aproveitando esta chance que o juiz Sérgio Moro está dando, a primeira coisa a fazer seria cassar a licença do PT extinguindo-o como partido político juntamente com os partidos aliados envolvidos no petrolão e ao mesmo tempo cassando os direitos políticos de todos os seus afiliados para seculum seculorum a fim de que não voltassem à política nem nas próximas reencarnações (se é que existe). Este deveria ser o primeiro passo. O segundo, aplicar a teoria de Joseph Chumpeter da "destruição criativa" ou "destruição construtiva" refazendo o país do zero. Mas para que fazer isto, eu mesmo me pergunto, sem trocar o povo?
Sem trocar o povo, nada disso daria certo. E os políticos sabem disso porque são produto do povo eleitos pelo povo e para o povo. Paulo Maluf sabe muito bem disso.