2018-10-23

Um estudo sobre o petismo



Do alto dos meus anos de estudo sobre o problema, descobri que no fundo só existem duas classes gerais de petista.

A primeira classe é o que já foi chamado de "inocente útil" mas trata-se mesmo de uma vítima de anos e anos de lavagem cerebral esquerdista. Neste grupo encontram-se os que estudaram na USP, fizeram ECA, FAU, etc. Esses não tem noção alguma de economia, chamam todo o mundo que emprega alguém de "empresário capitalista" e saem por qualquer coisa gritando contra o capitalismo e em defesa de criminosos. Acham que só o petismo é democracia e que os pobrezinhos do MST tem mais é que invadir a propriedade alheia. Eu não sei exatamente por que gostam tanto assim de criminosos, talvez seja por serem próximos aos criminosos que fornecem a maconha de que eles tanto gostam.

Eu prefiro chamar esta primeira classe de petista de "petista bobo". Há pelo menos tres tipos de petista bobo:
O petista bobo que acha que está fazendo algo pelos "pobres" (normalmente filhinho-de-papai), o petista bobo que acha que um dia vai ser parte da elite dirigente do partido e o mais covarde de todos, o petista bobo que tem medo de ser diferente. Eu os chamaria de petista bobo idealista, petista bobo esperançoso e petista bobo maria-vai-com-as-outras.

A segunda classe de petistas é muito pior. Nesse grupo encontram-se diretores de multinacionais, estatais, empreiteiras, políticos. Estes sabem muito bem quanto lucram com o petismo e são capazes até de dar o valor preciso (em dólares, de preferência) que seu fanático apoio lhes proporciona. Entre eles vemos o dinheiro voando do BNDES para a Odebrecht e Camargo Correa, as obras gigantescas em Cuba e na Venezuela financiadas pelo dinheiro roubado do pagador de impostos. Que o digam Marcelinho Odebrecht e o nosso "grande" Palocci.

Estes são os "petistas da bufunfa". São os petistas que lucram, direta ou indiretamente, pelo simples fato de serem petistas. Há pelo menos quatro sub-tipos de petista da bufunfa: O petista da bufunfa politico, o petista da bufunfa empresário, o petista da bufunfa comunicador e o petista da bufunfa funcionário público. Por vezes é realmente difícil definir qual a exata maneira pela qual o petista da bufunfa lucra ou pretende lucrar. Em geral é um segredo... mas quando você nota que alguém está rodeado de gente que usa tornozeleira eletrônica já dá para começar a suspeitar.

Se você for só um petista bobo, não fique triste. Muitos petistas bobos acabam se dando bem e terminam por migrar para a catchiguria de petista da bufunfa... e nem todos são presos. Entretanto, se Bolsonaro ganhar, é melhor fazer o caminho que alguns petistas bobos também fazem que é o de renegar o petismo e se dedicar ao trabalho. É bem verdade que não paga tão bem, mas pelo menos as chances de terminar preso são bem menores.


Nenhum comentário: