2021-02-08

A grande mentira digital - II


Como explicado aqui, não temos como saber realmente o que acontece no mundo digital. Quando escrevemos uma carta à mão, com caneta, em um papel, essa carta é um documento muito difícil de falsificar. É possível apagar uma palavra ou outra, mas com muita dificuldade e deixando rastros. Esses documentos sobrevivem por séculos e podem ser autenticados e confirmados. Muito da história da civilização foi revelada por análise de documentos assim escritos.

O mundo digital é diferente. Digamos que uma carta antiga é escaneada para o computador. Uma vez em forma digital, a carta inteira consiste simplesmente em uma sequência de números armazenados em memória. Não somente agora é fácil modificar o conteúdo da carta, mas também isso pode ser feito sem deixar rastro algum.

É claro que é conveniente digitalizar documentos. Mas uma vez não mais dispondo dos originais, não há maneira simples de verificar se os documentos foram falsificados ou não. Como disse no post anterior, se houver incentivo financeiro, os documentos serão modificados com certeza absoluta.
 
A situação é ainda mais séria quando lidamos com comunicações eletrônicas, posts em blogs e mídia social. A princípio não é certo nem sequer que cada leitor está vendo a mesma coisa. Em princípio é possível alterar as palavras de um texto para ajustá-las em tempo real para diferentes leitores. Eu não tenho nem como saber com certeza que cada um de vocês está lendo o mesmo texto que eu escrevi!
 
Tudo o que eu disse sobre a carta escaneada é também válido para fotos, vídeos, palavras gravadas. Tudo pode ser alterado.  

Estamos em um momento crítico da História da Humanidade. Enquanto todo mundo só se distrai com a Praga Chinesa, um gigantesco roubo está em curso que vai modificar a vida de cada um de nós. Para pior.

Um comentário:

Anônimo disse...

Enquanto não tivermos a tecnologia da Blockchain (criptografia do Bitcoin), aplicada em larga escala, qualquer coisa "digital" pode ser modificada...