Para conhecer alguém a melhor maneira é conversar, fazer amizade. Se for possível tomar um chopinho junto é ainda melhor. Quando isto não é possível, uma forma indireta de conhecer alguém é descobrir do que gosta e do que não gosta. Sabendo de seus gostos, podemos inferir como é realmente.
Depois de 4 anos de governo, cada vez torna-se mais claro do que o presidente gosta. Sabemos que ele gosta de uma cachaça ou de um whisky. O que ele não gosta é de que lhe chamem a atenção a respeito. Chegou a usar o seu poder de presidente para tentar expulsar um repórter que simplesmente disse que o Lula gostava de beber... um pouco mais do que o razoável.
Outra coisa que sabemos é que o Lula não gosta de ler. Na verdade, já confessou jamais ter lido um livro na vida. Ok, bebida sim, livros não... estamos progredindo. Também sabemos que gosta muito do Zé Dirceu. Também gosta muito do Palossi. Não estou querendo inferir que ele gosta de homem não... estou querendo dizer que esses caras são muito amigos dele e ele os aprecia muitíssimo. Bem... sabemos que ele não gosta de traição. Aliás, denunciou em tom grave que foi traído. Mas sabemos também que esses eternos amigos dele não o traíram. Quem o traiu foi o Roberto Jefferson... ah, este ele odeia. Muito bom.
Continuamos progredindo: Bebida, sim. Livros não. Ze Dirça sim. Paloçi sim. Bob Jefferson não. Traição: nem pensar. Estão começando a entender a figura?
Vamos em frente. Quando houve a tremenda roubalheira chamada Mensalão com todos os amigos do presidente envolvidos, o Lula, posto contra a parede, disse que não se pode dizer nada pois aquilo é só um errinho, que qualquer um pode cometer. Ah bom. Desviar milhões e milhões de reais é um errinho à toa. Isso só porque ele foi traído, posto contra a parede pelo... Roberto Jefferson. Este ele odeia. Os amigos continuaram amigos. Só um errinho à toa.
Estamos indo bem. Recapitulando: Bebida, gosta. Livros não. Ze Dirça: gosta muito. Paloçi: gosta. Bob Jefferson não. Traição: não. Roubo pelo PT: sim.
Quando era oposição ficava furioso e costumava denunciar tudo e todos. Aí fica fácil: roubo pelos outros: não.
Ultimamente tem dito mais coisas interessantes, que mostram um pouco mais do presidente na intimidade. Uma das últimas foi "O Chile é uma merda." Ok, Chile: não. Entretanto sabemos que ele gosta de Cuba e gosta de Fidel Castro. Cuba: sim. Esta última série é interessante: por que ele não gosta do Chile e gosta de Cuba? Cuba na verdade é um país miserável sem democracia onde os coitadinhos dos cubanos tentam desesperadamente ir para os Estados Unidos para tentar uma vida melhor. Tão desesperados que morrem tentando... bom, o Lula gosta de lá. Há gosto para tudo. O Chile é o país menos corrupto da América Latina, enquanto Cuba é um dos mais corruptos. Isso pode ser visto no mapa da "Transparency International" (http://www.transparency.org/) que mostra os países mais corruptos em tons mais escuros de vermelho. O Chile está clarinho clarinho. Cuba está quase roxa. Sem contar que o Chile tem um dos melhores índices de qualidade de vida da América Latina.
Ok, agora está claro: O Lula gosta de uma bebida mas não gosta de ler. Gosta do Palossi, do Dirceu e do Genoíno, que comandaram os trambiques, mas não gosta de traição. A traição foi a do Roberto Jefferson, que denunciou a roubalheira do PT e do Lula. Ele gosta de Cuba e acha o Chile uma merda. Isso quer dizer que ele não quer saber de qualidade de vida e acha a corrupção extremamente positiva, quando o beneficiário é o PT e seus amigos. Já sabemos muitos dos gostos do presidente. É bom saber como o Lula é de verdade. É bom saber o que está realmente governando o Brasil.
2 comentários:
Agora no mundo dos blogs caro zappi...e o linux?
Bira
É o retrato. Gostei do "corruptômetro"...
Abs.
Postar um comentário