2008-11-14

O mistério das temperaturas passadas


Muita gente fala sem ter base nenhuma sobre o "aquecimento global" mas o meu espanto não diminui com cada nova previsão catastrofista. Acontece que uma das bases teóricas mais importantes para demonstrar que a Terra está aquecendo aparentemente está corrompida. Trata-se do GISS, uma base de dados que compilada pela NASA de temperaturas superficiais desde que medições sistemáticas começaram a ser tomadas. Como já expliquei aqui, detectar minúsculas alterações na temperatura do ar ao redor do planeta Terra não é uma tarefa trivial e requer um grau de precisão e consistência de dados que provavelmente não é possível sem lançar mão de tecnologias de supervisão remotas (satélites). No excelente blog "Watts Up With That", Anthony Watts expõe uma misteriosa alteração em dados de temperaturas do passado nos Estados Unidos. Notem que os dados que eram publicados em 1999 mostravam uma temperatura mais alta na década de 1940 do que os dados divulgados em 2008. Interessante, não é? Será que a temperaturas passadas diminuíram?

O que é mais notável é que os novos dados, que não se sabe de onde vieram, parecem mais consistentes com um aquecimento contínuo, ao gosto dos catastrofistas. Lembrem-se de que só temos dados confiáveis de temperatura a partir de 1980, que é quando a tecnologia de medição de temperatura por satélites começou a ser usada. Os outros dados são, digamos, um pouco flutuantes, aparentemente...

3 comentários:

Anônimo disse...

"If the facts don't fit the theory, change the facts" - frase atribuída a Einstein.

Zappi disse...

Duvido que Einstein tenha dito isso, não nesse contexto. O que Einstein pode ter querido dizer é que ele tinha certeza de que sua teoria era correta e que as medições foram mal feitas.

Ciência é honestidade em seu estado mais puro.
Paulo Zappi

Anônimo disse...

Na boa, concordo plenamente contigo!
O que acho é que a frase está sendo empregada de maneira extremamente distorcida, para justificar os fins a quem interessar. Mesmo as boas intenções podem ser usadas para fins maléficos.
É uma questão de fazer o (mau) uso dos dados de acordo com os objetivos, e nisso os governos são muito bons.
A fonte da frase está em http://www.quotationspage.com/quotes/Albert_Einstein/31
Sucesso, Zappi!