2011-03-19

Liberdade de escolha

A base do livre mercado é a liberdade de escolha. Temos que ter liberdade de comprar produtos de um fornecedor ou seu concorrente. Só assim consegue-se sempre melhorar a qualidade do que compramos gastando menos. Mas é mais do que isso.

Quando o governo restringe a liberdade, está normalmente favorecendo grupos que não fizeram nada útil para merecer o favor.

Milton Friedman entendia o problema muito claramente e o expôs em uma série de 10 episódios de uma hora cada um. Vale a pena assistir com calma. Como há 10 horas de programa, convém programar-se e assistir talvez 2 ou 3 episódios por semana. O último é um dos melhores. Enjoy! (em inglês):

Part 1: Free to Choose - The Power of the Market
Part 2: Free to Choose - The Tyranny of Control
Part 3: Free to Choose - Anatomy of a Crisis
Part 4: Free to Choose - From Cradle to Grave
Part 5: Free to Choose - Created Equal
Part 6: Free to Choose - What's wrong with our schools
Part 7: Free to Choose - Who protects the consumer
Part 8: Free to Choose - Who protects the worker
Part 9: Free to Choose - How to cure inflation
Part 10: Free to Choose - How to stay free

2 comentários:

Felipe Pait disse...

Cuidado! Entre os republicanos dos Estados Unidos de hoje, quem leu e entendeu Milton Friedman é considerado socialista!

Carbonic Snow disse...

É que os republicanos tem em comum com os democratas o desejo de aumentar a mamata governamental. Como disse Friedman, a única combinação que reduz o governo é o executivo nas mãos dos Democratas e o legislativo nas mãos dos republicanos.