2011-07-19

Quem foi que apagou a luz?


A capacidade de pensar é a única coisa que nos impede de cair no vazio escuro e frio da miséria. 

Isto é fácil de entender. Por que então é justamente a capacidade de pensar que é sistematicamente atacada?

Eu explico. Vamos começar com um exemplo básico.

Todos sabem que o governo é sempre incompetente. Tudo o que o governo faz sai mais caro, tem resultado pior e demora mais para fazer do que qualquer coisa feita por qualquer empresa medianamente competente. É ainda pior: o governo não cria nada. Nunca criou e, pelo andar da carruagem, nunca criará. Para funcionar, o governo precisa tirar dinheiro de quem trabalha, de quem produz, de quem cria. Só assim o governo se sustenta.

Até aí está tudo bem? Se não estiver de acordo por favor me dêm um único exemplo de uma situação onde o governo criou algo, melhorou algo, construiu algo de maneira medianamente competente sem gastar quatro ou cinco vezes mais do que seria o máximo possível.  Não conseguiu o exemplo? Claro que pode haver situações onde "aparentemente" o governo melhorou algo. Só que o que não se enxerga diretamente é de onde o governo tirou o dinheiro para fazer aquela ação. 

Se todo mundo sabe que o governo é incompetente, que gasta mal o dinheiro e que é corrupto a um grau quase inimaginável, como é que ainda tem gente que exige que o governo faça isto, faça aquilo, tome conta disto, estatize aquilo? Está claro que em cada um destes desejos, se forem concedidos, está a semente do desastre: o governo vai destruir o que quer que seja que estava sendo feito, ainda que mal, por quem trabalha e quem cria. O governo vai custear esta atividade e quem vai pagar o pato é quem trabalha e quem cria.

Ou seja, é estúpido querer que o governo faça algo!! Nunca vai fazer direito e, se fizer, vai causar um rombo no padrão de vida da população.

A única alternativa racional é exigir que o governo faça o mínimo possível. Entretanto isso não é o que  se vê por aí. A maior parte das vozes se exige o aumento do governo. A eleição de governantes que querem "cuidar do povo", "dar comida para os pobres" ou "eliminar a miséria" é só um sintoma de um mal maior: o inchaço de um sistema corrupto que continuamente suga o sangue de um povo inteiro, afundando-o na lama.

Os países com a menor qualidade de vida sempre foram os países onde o governo era mais inchado. Na China comunista 15 milhões (segundo a ditadura) morreram de fome por problemas burocráticos. Estima-se na verdade que o número de mortos passe de 30 milhões. E isso ocorreu entre 1958 e 1961, quando os países livres cresciam desenfreadamente e viviam em abundância porque não reprimiam o pensamento livre.

Alguém tem idéia do que significam 30 milhões de pessoas mortas de fome? Alguém discute que esse horror foi causado pelo governo?

Mesmo assim, exige-se que o governo faça coisas. Se a capacidade de pensar fosse minimamente valorizada todos estariam exigindo que o governo diminuísse, fizesse menos, gastasse menos e drenasse menos energia da parte da população que trabalha de verdade.

Continua...








Nenhum comentário: