2006-11-10

O Brasil não é capitalista

Já expliquei aqui porque o Brasil não é uma democracia. Resumindo: o mau funcionamento do sistema legal faz com que todo o sistema democrático esteja subvertido.

Por motivos parecidos, o capitalismo também não funciona no Brasil. Os contratos que não são cumpridos não podem ser rapidamente executados, o que faz com que se utilizem métodos alternativos de compensação dos agentes, complicando as transações enormemente. Por outro lado, setores inteiros da economia são regulados de forma maciça pelo Estado, a ponto de coibir a competição. Todo o setor energético está estatizado, de modo que todo insumo de energia passa pelo crivo de um estado que não é democrático e cuja corrupção é norma e não exceção.

De uma maneira ainda mais perniciosa, a propriedade privada não é defendida adequadamente pelo sistema legal. As raízes disso estão profundamente enterradas no inconsciente coletivo brasileiro. O lucro é visto como algo sujo, ilegal e imoral. A melhor maneira de destruir a imagem de um político é fotografá-lo com uma montanha de dinheiro. O brasileiro fica horrorizado, não por causa da forma ilícita pela qual o dinheiro foi conseguido, mas pelo dinheiro em si. É uma distorção profunda: na mente do brasileiro todo acúmulo de capital só é possível por vias ilegais ou imorais. A palavra "empresário" já é sinônimo de ladrão, graças a essa mentalidade prevalescente. Chega ao ponto de crimes cometidos contra ricos serem encarados como uma forma de distribuição de renda: do rico para o ladrão pobre. Qualquer seqüestro é visto como um fato normal: "Ah, mas ele era rico, não era?"

Também está claro, no inconsciente coletivo brasileiro, que é perfeitamente normal tirar terras dos ricos para dar para os auto-denominados "sem terra", assim como dar teto para os "sem teto" e assim por diante. O que não é compreendido por quase ningúem é que estas 'organizações' se aproveitam desses conceitos para faturar dinheiro do governo. Elas não são legítimas, mas quem se importa? Estão tirando dos que tem muito...

Da mesma forma, e pelo fato do sistema legal ser tão deficiente, qualquer bem comum é sistematicamente usurpado. Ninguém nem pisca quando alguém rouba dinheiro do Estado. Afinal, esse tal de "Estado" tem muito, não tem?

O choque maior vem quando se consideram investimentos estrangeiros ou investimentos de brasileiros no exterior. Apesar de permitidos, a parafernália necessária para evitar que "as riquezas brasileiras sejam roubadas" é realmente impressionante. Até pouco tempo atrás, um estrangeiro voltando para seu país não podia usar os reais que tinham sobrado na viagem para comprar novamente dólares. Isto se deve provavelmente aos mecanismos de controle do Banco Central... façam-me o favor.

O Brasil não é capitalista devido à mentalidade de seu povo. Mesmo em países decididamente comunistas nos anos 80 o tratamento dado ao capital era mais respeitoso que o tupiniquim. Não é à toa que o Brasil não consegue atrair investimentos, exceto nos casos em que o governo literalmente suborna investidores com juros obscenos.

Só falta um pouquinho para que o sonho dos trotskistas brasileiros se torne realidade. Se houver uma estatização em massa dos meios de produção, ninguém levantará a sobrancelha. Há perigo até dos brasileiros comemorarem. Por acaso alguém reagiu quando o Collor fez o confisco? Só falta um peteleco para o Brasil virar Cuba de vez.

Continua aqui.


Um comentário:

Orlando Tambosi disse...

Correto, Zappi. Isto aqui nunca foi capitalista, e com a mentalidade ibérico-católica reinante, jamais o será. O brasileiro vê o Estado como justiceiro e tem horror ao indivíduo (egoísmo), ao passo que o coletivo (o "social") é abençoado por todos. Com essa cultura, nunca atingiremos o capitalismo - e, por conseqüência, sempre teremos também uma democracia mambembe, sujeita a chuvas e trovoadas.

Abs.